Recomeçar é possível -

O gerenciamento e a definição do foco do negócio estão entre os principais ítens para empreendedores encontrarem o caminho do sucesso.

  
Os empreendedores gostam de superar desafios, isso está no sangue de quem deseja investir em algum ramo, abrir o seu próprio negócio e crescer profissionalmente. 
Dentre os obstáculos, a má administração e a falta de experiência estão entre os pontos que fazem alguns desistirem logo no início.

 São vários obstáculos, mas não o fim da linha. E há quem tire da experiência de fechar as portas, lições fundamentais para a hora de tentar de novo.

Cibelle Ramalho junto com a irmã Gisele Ramalho resgatou a empresa de seus pais. A P&A Doces e Salgados é uma confeitaria que fica no Centro, com 30 anos de atuação, mas para se tornar o que é hoje, a família teve que reaprender.

Os pais já vendiam doces, salgados e tortas em casa mesmo, tudo muito informal. Depois de um tempo, os pedidos foram crescendo e tiveram a ideia de abrir um buffet. Com pouco retorno financeiro, os pais de Cibelle resolveram declarar falência e voltaram para o mercado informal.

As irmãs, no entanto, decidiram entrar no negócio. Investiram cerca de R$ 200 mil na construção e reforma de uma nova confeitaria, onde os quatro passaram a trabalhar para reerguer o patrimônio.

Procuraram especialização, que segundo Cibelle foi a mola propulsora para os bons resultados. “Após as consultorias sobre o mundo financeiro e administrativo, as vendas e o lucro da empresa melhoraram quase que 100%”, afirma.

Orientação
Ela conta ainda que é preciso conhecer o mercado e saber qual será o público-alvo do seu produto, para só então dar seguimento ao projeto. “A dica é não fazer nenhum investimento no escuro, temos que ter uma orientação, saber o que está fazendo, temos que apostar no que temos conhecimento”. 

As maiores causas que levam uma empresa a fechar as portas estão ligadas à falta de planejamento e a erros na administração, principalmente nos primeiros anos de vida da empresa, segundo o consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), João Barbosa.

Ele acredita que os maiores erros são consequências da falta de informação. “O principal problema é a gestão, esse é um sintoma presente em muita gente que quer empreender, mas não tem o talento pra coisa. Ela tem que procurar especialização para detectar vertentes positivas para ajudar nos projetos”, afirma.

Segundo João, atualmente as pessoas estão procurando mais informações, buscando conhecer mais o mundo do empreendedorismo. Para ele é preciso identificar as necessidades do mercado e as oportunidades que surgem para conseguir o resultado esperado.

“O empreendedor tem que unir as suas habilidades administrativas, elaborar um canvas, pensando também na viabilidade da ideia e ter um plano de carreira bem definido”, conclui.
fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2014/10/25/noticiasjornaleconomia,3336748/recomecar-e-possivel.shtml

E-Commerce