Jovem Empreendedora dá dicas para quem quer abrir o primeiro negócio

"Não adianta ter uma ideia genial, muitas oportunidades no mercado, se você não acredita que é capaz de fazer aquilo acontecer".

 

 

 

Muito se fala sobre o empreendedorismo no Brasil, no entanto, poucas são as pessoas que colocam em prática seu sonho de abrir um negócio. Isto acontece porque há, além do medo, várias dúvidas acerca de como começar a empreender. Muitos destes questionamentos se referem a parte burocrática de como e por onde se deve começar, mas não é somente isso. Se por um lado a parte administrativa e a pilha de exigências documentais assusta, existe ainda outros fatores que devem ser considerados para quem deseja começar o próprio negócio - e talvez estes sejam ainda mais importantes do que uma pilha de papéis protocolados.
Digo que hoje, no Brasil, o empreendedor precisa desenvolver habilidades que ninguém ensina na escola, mas são essenciais para que o sonho torne realidade: persistência, determinação e o foco são alguns desses fatores.

Há quem acredite que este universo seja ainda predominantemente masculino, mas, na verdade, o número de empreendedores do sexo feminino vem aumentando expressivamente. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae e o Global Entrepreneurship Monitor (GEM) apontou que hoje as mulheres são maioria entre os novos empreendedores brasileiros: ao todo elas totalizam 52% dos empresários com menos de três anos e meio de atividade.

E foi devido a este dado que uma jovem empreendedora me chamou a atenção. Apesar de sua pouca experiência, Nilma Dias vem tentando garantir seu espaço no mercado e para isto conta com muita preparação, senso de oportunidade e foco.

Nilma, atualmente desenvolve artigos sobre empreendedorismo e, recentemente em parceria com Bruno Perin, foi coautora do e-book  A dura vida do empreendedor, que encontra-se disponível gratuitamente na internet.
Veja quais são as dicas que Nilma Dias, para quem deseja empreender:
Invista em preparo - De nada adianta ter uma ideia legal e não saber como aplicá-la da melhor forma. É preciso pesquisar o mercado, saber como ele funciona e se encontrar no meio de tudo isso. Planejar é preciso, mas agir é ainda mais fundamental. Para agir você precisa conhecer o terreno onde vai adentrar e estar o tempo todo desenvolvendo estratégias para se manter no caminho e corrigir o percurso caso seja necessário.
Identifique e explore novas oportunidades – Para quem está preparado e disposto a desbravar novas experiências, as oportunidades apresentam-se de várias formas, portanto, é preciso saber identifica-las para que assim possa agarrá-las na hora certa. Para isso, tenho uma frase dita pela minha avó que cabe bem aqui nesta dica: “A oportunidade só tem cabelo na frente”, ou seja, se você deixar ela passar dificilmente conseguirá segurar novamente.
Ter foco é fundamental - Já dizia o meu mentor: não adianta sair dando tiros para todos os lados, é preciso saber qual caminho você quer estar ou mesmo aquele que você não quer seguir. Defina muito bem qual o seu foco, aqui qualquer caminho não serve e um foco errado poderá te levar muito longe do verdadeiro caminho que você deseja seguir.
Aprenda a dizer não - Antes eu acreditava que poderia agarrar todas as oportunidades que vinham até mim, com o tempo aprendi que nem toda a porta aberta se deve entrar. Não adianta fazer milhões de coisas e não estar alinhada com o seu foco. Aprenda a definir o seu caminho e aceitar somente aquelas oportunidades que estão ligadas ao seu objetivo.
Acredite em seu potencial – De todas as dicas, acredito que esta seja a mais importante: não adianta ter uma ideia genial, muitas oportunidades no mercado, se você não acredita que é capaz de fazer aquilo acontecer. Dificuldades não se resolvem da noite para o dia, problemas sempre vão existir e tudo isso pode ser superado se você acreditar em si mesma. E se por um acaso, se algum dia pensar em desistir, lembre-se dos motivos que a levaram a começar a empreender.
fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/jovem-empreendedora-da-dicas-para-quem-quer-abrir-o-primeiro-negocio/81610/

E-Commerce