Empreender vale a pena?

Artigo onde  responde a questão: Empreender vale a pena?

 

 

Em um mundo cada vez mais competitivo, as empresas que não conseguem se adaptar as novas necessidades de seus consumidores, acabam realmente não sobrevivendo no mercado atual. Contudo será que empreender vale a pena?
Acredito que todos devem se lembrar da marca Kodak, que foi uma gigante do segmento de fotografias durante décadas. Porém, a mesma não soube acompanhar as mudanças, e ficou pra trás, abrindo espaço para a sua concorrente Sony, ser líder mundial hoje em máquinas digitais.
Mas isso que aconteceu com a Kodak, acontece frequentemente com pequenas e médias empresas no Brasil, onde pesquisas apontam que quase 50% das empresas, não passam dos 2 anos de idade, e isso realmente é alarmante. Isso quer dizer que a cada 10 empresas que abrem, 5 acabam “quebrando”, em um período de até 2 anos.
E por que isso acontece? Acontece pelo fato do empreendedor ter a ilusão de acreditar que sem planejamento algum e apenas com uma vontade, habilidade técnica e dinheiro investido, ele será capaz de administrar uma empresa. Porém a realidade é totalmente contrária, o empreendedor além da capacidade técnica, ele terá que ter a capacidade de liderar pessoas, trabalhar com finanças, planejamento, gestão de conflitos, etc.
O Brasil é hoje um dos países mais empreendedores do mundo, porém somos também, um dos países onde mais empresas fecham em um curto espaço de tempo. Acredito que para ter sucesso, o empreendedor deva gastar tempo e energia para desenvolver um bom planejamento antes de empreender. Se precisar ficar um, dois, as vezes três anos desenvolvendo um plano de negócios, esteja disposto a passar por isso, pois com certeza todo esse planejamento fará diferença lá na frente, o imediatismo nessa hora não ajuda, somente atrapalha.
Para finalizar, deixo aqui uma frase que com certeza expressa toda essa jornada que um empreendedor já enfrentou, enfrenta e enfrentará: “Empreender não é fácil, é cansativo, é trabalhoso e causar muita dor, porém vale a pena”.
fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/empreender-vale-apena/81928/

E-Commerce