5 conselhos para quem quer destacar sua empresa nas redes sociais

O que uma pequena empresa pode fazer para se destacar nas redes sociais? Como usar uma página do Facebook para atrair novos clientes? Especialistas respondem essas e outras perguntas.

 

 



De acordo uma pesquisa realizada pelos grupos Altimer e Wetpaint, as empresas que investem em redes sociais para promover sua marca podem faturar até 18% mais. E não estamos falando apenas de empresas de grandes portes. Se relacionar direto com o consumidor final na internet passou a fazer parte do trabalho básico de prospecção de qualquer empreendedor. Atualmente, 67 milhões de brasileiros estão conectados ao Facebook e o usam cada vez mais para se informar sobre a reputação de uma marca, compartilhar opiniões e divulgar suas experiências positivas.*
Abaixo, você confere conselhos básicos de como utilizar estratégias de social media para chamar atenção dos seus clientes e ganhar ainda mais prestígio na página do Facebook.
1. Seja breve e direto ao falar com seu cliente
O ponto de partida para um bom marketing online é definir por quais características você deseja que sua marca seja reconhecida. Estude muito o seu negócio e saiba falar sobre ele, mas se preocupe principalmente com o engajamento com seus clientes. Alan Pakes, fundador do CONAED (Congresso Nacional de Empreendedorismo Digital), explica que, num primeiro momento, o empreendedor não deve se preocupar em como divulgará seus produtos e lançamentos, mas, sim, deve usar a rede para criar um canal de diálogo e relacionamento com os seguidores. "No Facebook, o segredo é usar um tom mais amigável nas publicações. Isso transmite confiança e aproxima os clientes", ele explica.
Faça publicações que tragam notícias, vídeos, novidades, ou seja, assuntos que combinam com o perfil do seu público-alvo. O post deve ter 80 ou menos caracteres. É, também, importante que a página tenha os dados da empresa com o máximo de informações, como telefone e endereço. Juliana Zuccarello, Sócia da Newik, empresa de consultoria de RH, acredita que o perfil do Facebook serve como uma grande vitrine. "Reforce sua marca criando uma identidade visual, estabelecendo uma relação emocional com as pessoas", aconselha.
2. Conheça seus clientes
Seu produto é feito para mulheres ou homens? Qual é faixa etária que tem interesse em comprá-lo? Você precisa conhecer o seu cliente, saber exatamente com quem está falando e como alcançar ainda mais esse público alvo. Promover enquetes para pesquisar a preferência dos consumidores é uma ótima estratégia. A versão gratuita do SurveyMonkey permite até 100 respostas por questionário. Se precisar de alguma informação mais simples, promova pequenas enquetes na própria página do Facebook. "As pessoas gostam de ser ouvidas. Faça perguntas num tom mais pessoal possível e esteja disposta para respondê-las", aconselha Pakes.
3. Valorize seus clientes
A credibilidade da empresa nas redes socais será conquistada aos poucos e fortalecida com a interação com o público. Leia e responda cada comentário feito, pois isso faz com que eles se sintam incluídos. Respeite sempre às opiniões, explique o ponto de vista da marca, faça perguntas quando achar necessário. Dê atenção especial aos feedbacks negativos e também agradeça os elogios recebidos. O principal sinal de que a marca está em sintonia com os clientes é o compartilhamento de informações. Ao compartilhar um post no Facebook, o seguidor está dizendo que gostou do seu conteúdo e que deseja que outros também vejam. Cuidado para não exagerar na quantidade de posts. “A frequência de posts pode variar de acordo com seu tipo de negócio. "O ideal é que não 'polua' o feed de notícias dos seguidores. Uma recomendação é experimentar vários cronogramas e avaliar através de métricas o que é mais aceito pelo seu público", explica Juliana Zuccarello.
4. Não fale dos seus concorrentes
O empreendedor deve, sim, conhecer suas vantagens em relação aos outros, mas não é na rede social que ele mencionará isso aos clientes. "Falar dos concorrentes na página afasta as pessoas e não traz credibilidade para a marca. O Facebook é uma ferramenta de relacionamento, na qual a marca fortalecerá seu vínculo de confiança com os clientes", explica Alan Pakes.
5. Não copie as outras páginas
A cada semana, a ação de uma nova empresa se destaca no Facebook. Você pode até se perguntar o como não pensou naquilo antes e querer fazer algo parecido. Mas este não é o melhor caminho! Se você fizer a mesma coisa que a concorrência, não tem o porquê seus consumidores te acompanharem. O desejo deles é serem sempre surpreendidos. Com o tempo, e o exercício diário de observar o cliente, vão surgindo ideias originais que também podem fazer sucesso. Invista no seu potencial!
* Fonte: Revista Exame
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