8 Dicas para gerenciar uma empresa familiar com sucesso -

Para gerenciar uma empresa familiar é preciso que haja uma definição clara dos objetivos que a empresa pretende atingir e encará-la como uma grande empresa. Se colocar na posição de sócio/colaborador com a missão de garantir o crescimento da empresa contando com pessoas comprometidas com o mesmo ideal.

 

 

A maioria de novas empresas começa com um estilo de gestão informal, com a ausência de políticas internas e padrões de gestão, além de ser formada em grande parte por parcerias entre irmão, pai, mãe, tios, primos etc..
Escolher familiares mais próximos é uma opção vantajosa, devido ao elo de confiança muito forte, mas em contrapartida existe a dificuldade de uma definição clara de hierarquia.
Ou seja, a facilidade que se tem para escolher familiares para trabalhar na empresa não é a mesma que se tem para conduzi-los frente ao negócio.
Qual o segredo para gerenciar uma empresa familiar?
Em uma empresa familiar existem muitos desafios, enfrentá-los de maneira profissional é um grande segredo para conseguir o sucesso.
 8 Dicas para administrar uma empresa familiar
#1. Regras claras
Desde o início é bom estabelecer regras claras para todos da família, com a definição de funções e responsabilidade de cada um e principalmente conscientizar a todos que são colaboradores e, portanto, serão cobrados constantemente.
#2. Planejamento
O planejar o futuro é fundamental, criar metas com prazos definidos e fazer acompanhamento. Realizar reuniões para discutir os rumos que a empresa está tomando é uma medida importante.
#3. Controle financeiro
Dentro do controle financeiro deve se ter o cuidado para que as contas pagas sejam exclusivamente contas da empresa, evitando o erro muito comum de usar recursos da empresa para pagamento de contas pessoais ou de familiares.
É importante observar as atribuições do responsável pelas finanças da empresa, ocorrem muitos casos de o gestor financeiro ser também gestor operacional ou vendedor, acabando por cuidar somente dos recursos disponíveis e a negligenciando um planejamento e uma visão de longo prazo que são fundamentais para empresa.
#4. Decisões racionais
Evitar decisões tomadas em momentos de abalo emocional, pois nem sempre são decisões racionais e assertivas para o momento.
#5. Salários e atribuições dos funcionários
Definir o salário de cada funcionário de acordo com suas competências, e não adotar o hábito de que todos tem que pegar junto, ser multifuncional é indispensável nos dias de hoje, mas em proporções moderadas e razoáveis, para evitar que vire bagunça.
#6. Tratamento dos funcionários
Por mais difícil que isso seja, evitar que haja tratamento diferenciado entre funcionários. Seja familiar ou não todos devem ser tratados e cobrados por resultado de maneira igual, o mesmo vale na hora de elogiar.
#7. Alinhamento de interesses
É importante que se identifique e se entenda o alinhamento de interesses. Muitas vezes, se escolhe um filho pra um cargo de sucessor, mas não observa suas aptidões e se tem o desejo de receber este cargo.

#8. Práticas de Governança Corporativa
Para garantir a transparência e ajudar nas definições de critérios e regras uma boa alternativa é criar um conselho de família, onde se reúnam esporadicamente para discutir e resolver conflitos e também alinhar os objetivos e valores da família com os da empresa.
Com a conscientização de que a empresa precisa ser independente, que precisa crescer e para isso necessita da geração de lucro que possibilite uma larga evolução. Os envolvidos na gestão precisam unir forças para vencer os conflitos e ainda realizar uma administração coerente, que busque aperfeiçoar os controles administrativos e os recursos humanos, pois são as chaves para se alcançar o sucesso em qualquer gestão.
fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/8-dicas-para-gerenciar-uma-empresa-familiar-com-sucesso/81850/

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