Dicas sobre como investir em Marketing Digital
Especialistas ensinam empresas a usar as ferramentas corretas do Marketing Digital conforme os objetivos que desejam atingir.




Se seu objetivo é aumentar as vendas, foque em estratégias e ferramentas que farão com que se alcance sucesso com mais rapidez e eficiência. O mesmo se dá para o Branding (fortalecimento da marca) e a Comunicação: cada necessidade exige uma atitude diferente a ser tomada. Os consultores Business mostram o caminho.
Você já deve ter ouvido, algumas vezes, que é preciso saber aonde se quer chegar para se conseguir traçar uma rota. A afirmação pode ser transposta para diversas áreas porque o planejamento, o estudo do que se quer realizar, facilita imensamente o trabalho e gera economia de tempo e de recursos. O mesmo acontece quando você opta por investir em Marketing Digital. “Diante de tantas opções de ferramentas, é preciso definir qual é o objetivo que será alcançado para, somente depois, traçar a estratégia”.
O executivo orienta as empresas a ter três focos como principais: Vendas, Fortalecimento de Marca (Branding) e Comunicação Online. “A partir desses três objetivos maiores, é possível determinar o que será feito e como as ações de Marketing Digital serão criadas e colocadas em prática. Uma empresa pode ter apenas um dos três objetivos, dois deles combinados ou até mesmo os três, mas é importante que ela saiba o que quer para agir com foco”.

Veja algumas ferramentas usadas em cada caso:
Geração de oportunidades de vendas online:
 Quando os consultores detectam que uma empresa precisa incrementar o faturamento, criando oportunidades de vendas e prospecção de novos clientes, existem cinco ferramentas que podem ser utilizadas com esse fim:

SEO Local: otimização que leva a página do cliente a ocupar as primeiras posições nos buscadores mais populares, como o Google. A inclusão de informações como a localização geográfica melhora esse posicionamento quando se trata de empresas cuja atuação depende da proximidade com o cliente – por exemplo, pet shops, academias, escolas e farmácias. “Esse é um aspecto que não depende necessariamente do porte da empresa mas, principalmente, de sua atividade”,  essa ferramenta é útil para a realização de buscas orgânicas e que mais de 70% das buscas em sites especializados incluem a informaç&a tilde;o geográfica.

SEO Nacional: sem estabelecer limites geográficos, esta ferramenta permite que uma empresa seja encontrada nas primeiras posições dos buscadores mais populares apenas com palavras-chave que definam seu ramo de atuação, produtos ou serviços oferecidos. Empresas que realizam entregas em domicílio, ou que instalam seus produtos onde seus clientes estão, por exemplo, podem se beneficiar deste tipo de otimização.

SEO para E-commerce: para empresas que possuem lojas virtuais, o serviço de SEO é mais detalhado e específico, pois deve levar em conta palavras-chave e expressões de cada produto ou serviço oferecido. O objetivo é atrair o público para o site da loja virtual e oferecer cada item de forma diferenciada. “É como se fosse feito um trabalho de SEO para cada item do catálogo. Por isso, avaliamos cada caso em separado”.

Busca Paga: conhecida como “Pay Per Click” (Pague Por Clique) é uma ferramenta em que o cliente só paga quando um internauta for levado à sua página depois de ter clicado no anúncio. Neste caso, a exposição só acontece enquanto a empresa pagar pelo serviço. “Para trabalhar com essa ferramenta, é preciso identificar qual o público deve ser atingido por meio dessa ação”, informa o diretor geral . “É uma ferramenta para atingir a visibilidade em um tempo mais curto, mas é necessário avaliar cada caso para não gastar dinheiro sem retorno”, completa o presidente.

Otimização de conversão de website: por meio desta ferramenta, é possível escolher termos e palavras de referência que o público pode usar para chegar até o site de uma empresa. Para isso, as empresas necessitam estruturar os seus sites de forma que as mensagens transmitidas estejam claras, comunicando os verdadeiros valores da empresa, de forma clara e precisa, para atrair o consumidor que esteja buscando esses valores em produtos e serviços.“Nossos consultores definem, junto com os clientes, quais são esses valores e, a partir de estudos em conjunto, elaboram adaptações ao site do cliente para melhorar sua comunicação com o mercado. 

 Credibilidade da marca (Branding):
Estimular a exposição online e incentivar a confiança dos clientes é fundamental para o sucesso de uma empresa. Para atingir esses resultados, os consultores  utilizam várias ferramentas:

Site responsivo: “O visitante demora de 5 a 8 segundos, apenas, para decidir permanecer em um site. É esse o tempo que uma empresa tem para conquistar o cliente. Por isso, o site precisa responder aos anseios e necessidades do cliente”, avalia Cunha. Para atingir esse objetivo, os consultores  trabalham para criar sites responsivos para cada tipo de aparelho, smartphone ou tablet, que seja atrativo para o público e o estimula a continuar navegando para além desses segundos iniciais.

Estratégia e implementação de marketing de conteúdo: Conteúdo é o que está escrito no site e em qualquer outro meio que o cliente usa para se comunicar com o internauta. A linguagem tem que ser adequada para cada público e estruturada de maneira atraente, deixando claro o diferencial de sua empresa.

Consultoria de arquitetura de conversão website: A arquitetura de um site estabelece como seu conteúdo deve ser estruturado, visando otimizar a experiência do usuário com seu site.  “A arquitetura de conversão está relacionada à usabilidade. Ela ajuda a entender o comportamento de navegação”. Assim, por exemplo, é possível definir a distância em cliques que o usuário precisa percorrer até atingir algum objetivo (preencher um formulário, finalizar uma compra, encontrar informações etc.).

Comunicação 
 Fortalecer o relacionamento com clientes, parceiros e com o mercado como um todo é um objetivo de muitas empresas para conquistar uma posição de destaque e prestígio.

 Marketing de conteúdo:  Cria estratégias e elabora conteúdos para se comunicar com o mercado, por meio de mensagens curtas, objetivas e eficientes sobre aquilo que o mercado espera e deseja. Os consultores da empresa também implementam esses conteúdos. 

 Midias Sociais: os consultores  ensinam também a seus clientes a usar as mídias sociais (blogs, Facebook, Twitter, Instagram e outros) como meios de se comunicar com o mercado e de gerar oportunidades, soluções e caminhos alternativos para incrementar seus negócios. “Essa ferramenta também contribui para estimular mais tráfego qualificado para o website, o que é muito positivo”.

Dentro de cada área, como escolher a ferramenta?
 Mesmo com os esclarecimentos, podem surgir dúvidas sobre como usar e contratar as ferramentas citadas ou como definir a solução mais recomendada envolvendo uma combinação dessas ferramentas – o que é muito normal, diga-se de passagem. “É preciso entender que o Marketing Digital é acessível a todos os portes de empresas, das pequenas e médias empresas até as de grande porte. Pode-se investir pouco ou muito, dependendo do seu porte, mas para se ter benefícios verdadeiros, é preciso investir-se corretamente”.
É aí que entram os especialistas. Para ajudar o cliente a identificar qual é esse objetivo principal, os consultores  aplicam questionários e realizam uma entrevista pessoal com o responsável pelo negócio, para poderem fazer um diagnóstico preciso das necessidades e demandas dos clientes. “Antes de fazer a proposta, eles conversam com o cliente, conhecem a empresa e a natureza do negócio, analisam os dados obtidos e só então apresentam sugestões, que passam por ajustes de acordo com o que o próprio cliente precisa."
Ele lembra, também, que é necessário um forte trabalho de pós-venda, medindo os resultados atingidos pelas estratégias aplicadas, por meio de relatórios mensais e indicadores específicos. “Nós também fazemos questão de apresentar aos clientes cases nos quais já trabalhamos e que tenham alguma relação com o negócio dele, para que ele saiba que aqueles resultados serão efetivamente atingidos."

fonte: http://www.incorporativa.com.br/mostranews.php?id=11401

 









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