Pesquisa traça perfil dos empreendedores do Brasil

A maioria dos empreendedores é homem entre 26 e 31 anos.
Quase metade concluiu a faculdade e fez pós-graduação.

 

 

O sonho de muita gente é ter o seu próprio negócio e se tornar o seu próprio chefe. Uma pesquisa que traça o perfil do empreendedor brasileiro mostra que 72% dos jovens que querem a sua independência financeira são homens.
Nem todo mundo tem tempo para ir à feira e escolher as frutas com calma. Que tal então receber em casa toda semana frutas fresquinhas? E mais: cortadas e embaladas.

“É uma comodidade que você não tem que ir ao mercado, não gasta tempo com trânsito, não tem que ir até a feira, trazer aquelas sacolas pesadas”, fala a relações públicas Bruna Ramos.

A ideia foi do empresário Márcio Fleury que tem 29 anos e é formado em engenharia elétrica pela Universidade de São Paulo (USP). Ele resolveu deixar de lado o ramo e investiu no lado empreendedor. Foi para a França fazer uma especialização e há nove meses abriu a empresa.

"Nossa, ainda tem muito para crescer! Você acorda todo dia instigado a trabalhar”, fala Fleury.

O Márcio representa bem o perfil do jovem empreendedor brasileiro: 72% são homens; a maioria tem entre 26 e 31 anos, já se formou e tem pós-graduação.

Por outro lado, o estudo identificou também os principais medos e os anseios do jovem empreendedor brasileiro - 30% deles disseram que abrir a sua própria empresa significa conquistar a independência financeira. Mas dois fatores têm impedido que esse sonho se torne real: a falta de dinheiro e de qualificação.

“Nós já tentamos inserir a matéria de empreendedorismo como matéria obrigatória desde o ensino básico, de forma tal que a gente comece a formar pessoas que queiram empreender”, fala o diretor-executivo da Conaje (Confederação Nacional dos Jovens Empresários).

Outra pesquisa apontou que de cada 10 mulheres, duas pretendem abrir um negócio próprio - 38% boa parte porque não quer ter chefe e de empreendedorismo, a empresária Cris Taveira entende. Ela tem três empresas e está abrindo mais uma e descobriu esse talento bem cedo, aos oito anos de idade.

“Peguei um monte de perfume uma vez, misturei com água e comecei a vender no meu prédio. Por todas as empresas que eu passei eu nunca fiquei só num departamento, então essa curiosidade começou a me trazer conhecimento”, conta.

Experiências que agora a Cris quer passar para outros empreendedores. Uma das empresas dela dá consultoria para e o empresário Ivan Hermano, do ramo de segurança particular.

“Eu mesmo comecei na empresa com 24 anos, estava na faculdade, eu dou muito valor nisso, naqueles que querem empreender, que tem vontade de fazer”, conta Ivan.
Assista Video da matéria direto no site: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2014/10/pesquisa-traca-perfil-dos-empreendedores-do-brasil.html

E-Commerce