Primeiro passo para registrar uma empresa -

Para se abrir uma empresa é necessário que se faça uma “consulta de Viabilidade para a instalação” na prefeitura de sua cidade.

 



Muito se tem dito sobre gestão, sobre como se administrar um negócio ou sobre empreendedorismo e como desenvolver o seu lado empreendedor. No entanto a maioria das pessoas nem se quer tem ideia de como é o processo de abertura de uma empresa a burocracia envolvida ou por onde começar.
Tendo em vista isso, como contador, vou dar-lhes uma dica, o passo inicial sem o qual é impossível que se registre uma empresa e que pode ser feito por você mesmo. Para se abrir uma empresa é necessário que se faça uma “consulta de Viabilidade para a instalação” na prefeitura de sua cidade, sem essa consulta é impossível se abrir uma empresa.
Mas oque é a consulta de viabilidade? É um documento que mostra que segundo o zoneamento da cidade, estipulado através do Plano Diretor Participativo, o imóvel em que a empresa irá se instalar se encontra em uma área da cidade onde é permitido exercício daquela atividade empresarial.
Já pensou que frustrante pode ser ao empreendedor fazer um plano de negócio, levantar custos, pensar em inovação, escolher um local para instalar sua empresa, fechar um contrato de aluguel e quando for registrar a empresa descobre que naquele local não é permitido o exercício de tal atividade? Você já até fechou o aluguel do espaço e terá que arcar com os custos da rescisão contratual. Infelizmente.
Para evitar que isso aconteça faça a consulta de viabilidade antes de qualquer coisa. O processo é bem simples, basta preencher um requerimento com os dados do solicitante a atividade que se pretende exercer, e os dados do imóvel o que inclui a numero da inscrição imobiliária (esse número você encontra no carnê do IPTU).
Algumas cidades fazem convênios com as Juntas Comerciais do Estado afim de tornar mais rápido o registro de empresas, nesse caso deve-se acessar o site da junta e fazer o procedimento por lá através de um serviço denominado REGIN. Este serviço costuma ser cobrado pelas prefeituras por um preço bem baixo. Após isso teremos, Bombeiros, vigilância sanitária e outros que possam ser solicitados, mas aí já é outra história.
fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/primeiro-passo-para-registrar-uma-empresa/81865/

 

Suite 69