Ser especialista ou generalista: o que é melhor para o empreendedor?

 

 

Algo que se discute muito quando pensamos em empreendedorismo, é a questão das habilidades do empreendedor. Muitos afirmam que ele tem de ser especialista em determinado campo de conhecimento, outros afirmam que ele precisa de conhecimentos generalistas.
É lógico que cada área, cada empresa, tem suas especificidades e que não será possível traçar apenas um perfil de empreendedor, mas no geral, os conhecimentos que este consegue agregar ao seu dia a dia, são um dos principais fatores de sucesso ou insucesso de sua empresa.
Alguém que seja generalista, que tente ter conhecimentos gerais de todas as áreas, pode ser um excelente gestor, pelo fato de ter uma noção mais exata do contexto da empresa. Por isso, muitos empreendedores buscam conhecer mais sobre todas as áreas de sua empresa, já que desta maneira, será possível elaborar medidas para melhorar o desempenho da mesma, com uma visão mais ampla.
Por outro lado, o especialista, vai saber exatamente como tirar o melhor proveito de sua área, sabendo os pontos fracos e fortes e como ter um diferencial de mercado. Existem casos de sucesso das duas maneiras, tanto de especialistas como de generalistas.
No geral, todos nós somos melhores em determinadas áreas, das quais temos mais afinidades e gostamos mais. Por isso, o empreendedor deve ter o foco nestas áreas nas quais realmente é bom, pois assim, vai conseguir se diferenciar no mercado e se sobrepor em relação a concorrência.
Porém, alguém que domine apenas algumas áreas da atuação da empresa, pode ficar refém de funcionários se não tiver uma boa noção do contexto geral do funcionamento da empresa. Você pode ser fera em marketing, mas vai precisar de alguma noção de áreas como a financeira, contabilidade, jurídico e outras, para que você não fique refém de outras pessoas em sua própria empresa. Enfim “saiba um pouco de tudo, mas especialize-se em algo”.
fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/ser-especialista-ou-generalista-o-que-e-melhor-para-o-empreendedor/80132/

E-Commerce