Como selecionar a franquia ideal -

Expert em Negócios, apresenta dicas de como acertar na hora da escolha de comprar uma franquia.

 

O setor de franquias cresceu 11,9% em 2013, atingindo o faturamento de R$ 115 bilhões em 2013, segundo o balanço anual divulgado recentemente da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Somente o número de marcas do setor de Decoração e Construção aumentou 15,2% e em unidades 8,5%.
No entanto, a compra de uma franquia não é simples. Com 18 anos de experiência no ramo de franquias, Fernando Guimarães, diretor de franquias da FastFrame, apresenta dicas de como acertar na hora da escolha de comprar uma franquia.

1. Não ter pressa
Primeiro é necessário analisar o sistema de uma franquia, como funciona e como pode ser a precedência de uma desistência, quais são as obrigações e deveres de um franqueado e como são as estruturas das redes. É preciso pesquisar qual franquia tem mais a ver com seu estilo de vida.

2. Fazer um test-drive
Antes de assinar contrato é importante conhecer como a empresa funciona na prática. Passe um dia na empresa para conhecer a rotina e observe como são feitos os pedidos, as montagens dos produtos, atendimento aos clientes. Somente dessa forma o candidato consegue conhecer, analisar e estudar a fundo a franqueadora antes de investir seu capital.

3. Fazer um filtro
Com tantas opções é importante criar um filtro que ajude a refinar as buscas, ver onde você irá abrir sua franquia e ver se o seu público-alvo é o perfil desejado.

4. Aceitar as regras
Toda franqueadora tem padrões a serem seguidos pelas franqueadas. Muitas vezes as pessoas aceitam as normais ao comprar a franquia, mas já pensam em implementar mudanças ao longo do caminho. Isso não é permitido e podem gerar cancelamento do contrato.

fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/como-selecionar-a-franquia-ideal/90981/

  E-Commerce