5 dicas para acertar na compra da primeira franquia -

Saiba o que é preciso analisar ao escolher em qual rede investir.

 

 

 

As franquias interessam, sim, muitos empreendedores. Prova disso são os números do setor. É um mercado que faturou mais de R$ 115 bilhões em 2013 e vem em uma crescente há mais de dez anos. Hoje, são cerca de 114 mil unidades franqueadas de 2.700 redes diferentes – números bem maiores que os de uma década atrás, quando havia no Brasil 56 mil unidades franqueadas e 678 marcas de franquias, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Diante de tantas opções, no entanto, fica difícil decidir em qual rede investir.
Apesar de as franquias terem uma taxa de mortalidade bem menor que os negócios individuais, ainda assim cerca de 3% das unidades fecham em seu segundo ano de vida, de acordo com a ABF. Por isso, é preciso atenção na hora de investir, pois o negócio por si só não é garantia de sucesso.
Atuando no setor há mais de quatro anos e com mais de 250 contratos de franquias na bagagem, Lucas Moreira, diretor da Conecta Valor, uma consultoria especializada em franchising, listou cinco aspectos que o empreendedor deve levar em conta para acertar na compra de sua primeira franquia. Veja o que ele tem a dizer.
1. Analise o seu perfil
É necessário avaliar áreas de atuação com as quais você tem afinidade ou experiência. Tem que pensar no seu estilo de vida, se você gosta de trabalhar nos fins de semana, quanto do seu tempo pretende dedicar ao negócio, qual é o tipo de relação que deseja ter com os funcionários e quantos colaboradores está disposto a administrar. Tudo isso deve ser levado em conta ao escolher o segmento de atuação.
2. Conheça a região
Em complemento à análise do perfil, um raio-x da região onde você pretende abrir um negócio revela as carências ou excessos de serviços no local. Isso ajuda a decidir qual ramo pode ser explorado na área: alimentação, limpeza ou aluguel de carros, para citar alguns exemplos.

3. Escute propostas diferentes
É preciso estudar o mercado e avaliar diversas propostas. Vale a pena discutir com franqueados antigos e aprender com a experiência de quem já está na área. Além disso, é necessário decidir se é mais interessante fazer a parceria com um nome experiente do mercado ou investir em uma empresa nova, com potencial de expansão.
4. Faça as contas
Também é necessário avaliar valores médios de investimento, faturamento e rentabilidade de cada opção. Assim o empreendedor é capaz de planejar a viabilidade do negócio e sua disponibilidade de capital nos primeiros meses.
5. Leia e negocie o contrato
Em geral, os contratos de franquias seguem um modelo, mas é possível negociar aspectos importantes que podem passar despercebidos, como o caso dos fretes, para citar um. Muitos investidores não sabem que deverão arcar com o transporte de insumos e produtos.
 fonte:http://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2014/08/5-dicas-para-acertar-na-compra-da-primeira-franquia.html

Suite 56