5 coisas que as empreendedoras podem ensinar aos homens -

O americano Brian Horn listou as características normalmente associadas às mulheres que ajudam na gestão de negócios e equipes.


prêmio_conquista_mulheres_sucesso (Foto: Thinkstock)

O escritor e empreendedor Brian Horn defende uma tese sobre as empreendedoras em seu blog, no site Huffington Post:: a de que elas podem ensinar algumas coisas aos homens.
O autor usa alguns dados para estruturar seu raciocínio. O primeiro é um estudo da Zenger Folkman, uma companhia que treina pessoas para se tornarem líderes, que afirma que representantes do sexo feminino costumam construir equipes melhores e são mais queridas do que os homens. A segunda pesquisa foi feita pela Dow Jones Venture Source e diz que empresas com mulheres em cargos altos têm mais sucesso.
"De fato, elas são tão boas empreendedoras que talvez possam ensinar algumas coisas aos homens", diz Horn. Veja abaixo a lista feita pelo autor:

1. Elas têm a cabeça forte e o coração “mole”
A sensibilidade costuma ser uma das características associadas às mulheres em posições de liderança. E, ao contrário do que muita gente pensa, esse é um ponto positivo na gestão feminina. Segundo Horn, a capacidade de sentir empatia das empreendedoras costuma tornar a gestão mais fácil. “Imagine que um funcionário precisa se ausentar do escritório por uma emergência familiar. Uma mulher entenderia e lidaria melhor com essa situação”, diz.

2. Elas são intuitivas
A intuição é definida pela comunidade científica como algo que acontece quando o cérebro usa experiências passadas ou pistas externas para tomar decisões. No mundo dos negócios, a intuição é grande parceira dos empreendedores – e as mulheres possuem uma mente bastante intuitiva. “Afinal de contas, a expressão ‘intuição feminina’ não se tornou famosa por acaso."

3. Elas sabem viver uma vida equilibrada
Faz tempo que a capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo é uma das vantagens das mulheres, principalmente das empreendedoras.  Um estudo realizado pela Universidade de Pensilvânia, em 2013, mostra que se trata de uma programação do cérebro feminino, que possui uma fiação neural diferente do masculino. Justamente por isso, elas costumam conseguir balancear a vida profissional e pessoal melhor. “Muitas equilibram suas carreiras enquanto tomam conta de filhos ou dos pais.”

4. Elas são persistentes
“As mulheres são mais persistentes, ou mais focadas do que os homens”, diz Horn. Uma pesquisa feita pelo Centro de Pesquisa Pew, em Washington, mostra que dois terços das mulheres colocam o sucesso na carreira como seu principal objetivo de vida. Isso não significa, no entanto, que elas não queiram ter uma família. “Elas são ambiciosas o suficiente para quererem os dois, ao mesmo tempo”, afirma o empreendedor.

5. Elas têm um propósito maior
Segundo Horn, as mulheres refletem mais sobre a vida e costumam ligar mais para assuntos espirituais do que os homens. “Existem várias teorias que explicam isso e, uma delas, diz que as mulheres são naturalmente mais espirituais, porque seu papel esta sempre mudando, o que as faz pensar mais sobre suas vidas”, afirma. Em outras palavras, isso significa que elas estão sempre se questionando e ponderando suas decisões. É por isso, explica o empreendedor, que elas costumam participar mais de empreitadas com um propósito maior do que apenas o de ganhar dinheiro.

fonte: http://revistapegn.globo.com/Mulheres-empreendedoras/noticia/2014/08/5-coisas-que-empreendedoras-podem-ensinar-aos-homens.html


E-Commerce