AS LIÇÕES DE EMPREENDEDORISMO DE ‘A 100 PASSOS DE UM SONHO’.

FILME QUE CONTA A HISTÓRIA DE UMA FAMÍLIA INDIANA E SEU RESTAURANTE NA FRANÇA PODE INSPIRAR REFLEXÕES.

 

                                        ‘A 100 PASSOS DE UM SONHO’ ESTREIA NESTA QUINTA-FEIRA (FOTO: DIVULGAÇÃO)

 

A rua está completamente vazia. É a noite de inauguração de um restaurante colorido e cheio de luzes. Mas ninguém está lá para vê-las. Os donos — uma família indiana recém-chegada ao Sul da França — estão frustrados. De repente, o som de um carro se aproximando chama a atenção dos novatos. Mas a expectativa não se confirma. O veículo estaciona do outro lado da rua, em frente ao tradicional restaurante de comida francesa que domina o mercado local. Quando passa o próximo automóvel, a situação se repete. E o próximo, e o próximo.
O cenário desanimaria qualquer empreendedor. Mas a família Kadam, do filme “A 100 Passos de Um Sonho”, resolveu insistir. Lançado nesta quinta-feira (28/08) no Brasil, o longa dá lições preciosas de como enfrentar adversidades.
A história gira em torno de Hassan Kadam, um jovem apaixonado por culinária. Quando sua família é obrigada a deixar sua terra de origem, ele acaba indo parar no charmoso vilarejo francês de Saint-Antonin-Noble-Val. O local seria ideal para abrir um novo restaurante, não fosse o concorrente do outro lado da rua, premiado com uma estrela do guia Michelin. A trama se desenvolve a partir desse dilema.
Em seus bastidores, o filme tem nomes de peso, como Steven Spielberg e Oprah Winfrey — responsáveis pela produção da obra. É a primeira vez que a dupla trabalha junta desde “A Cor Púrpura”, em 1985. O longa, rodado em locações no sul da França, é inspirado no livro de mesmo nome. Em 2009, quando a produtora Juliet Blake leu o romance escrito por Richard Morais, ex-jornalista da Forbes, logo soube que renderia um filme. “Li e me apaixonei”, disse em um comunicado à imprensa.
 Assim como a produtora, Oprah e Spielberg se comoveram com a trama. “O que eu adorei foi a autodescoberta da família em um local novo e o fato de terem que lidar com a ideia de reinventar a vida e entender que precisavam se abrir e aceitar as outras pessoas — e serem aceitos também — para que conseguissem ser bem-sucedidos”, afirmou Oprah, em nota. A seguir, outras reflexões que o filme inspira:
Tenha um diferencial
Entre os ensinamentos do filme está a necessidade de oferecer algo novo no mercado. Mesmo com um concorrente já consolidado, a família que protagoniza a história insistiu em abrir um restaurante. Isso porque só a empresa deles poderia oferecer algo exclusivo - comida indiana - aos clientes locais. É ter um produto que os consumidores não encontrarão em nenhum outro lugar.
Adapte-se
Os empreendedores de “A 100 Passos de Um Sonho” esbarraram no desafio de não encontrar os ingredientes necessários para os pratos que queriam servir. O jeito é driblar a situação com o que tinham disponível.
Faça alianças
O seu concorrente não tem de ser, necessariamente, seu inimigo. Empresas podem se ajudar para crescer juntas. No filme, Hassan Kadam se esforça para se aproximar da dona do restaurante rival, Madame Mallory — interpretada pela ganhadora do Oscar Helen Mirren.
Assista o trailer:
 

fonte: http://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2014/08/licoes-de-empreendedorismo-de-100-passos-de-um-sonho.html



E-Commerce