4 perguntas essenciais para fazer antes de empreender.

Cynthia Serva, especialista em empreendedorismo, explica o que você precisa saber antes de abrir a própria empresa.

 

 

O que você precisa saber sobre empreendedorismo antes de abrir um negócio
Respondido por Cynthia Serva, especialista em empreendedorismo
O que é empreendedorismo? Uma das definições que mais gosto é a utilizada por Harvard que o define como a busca incansável por oportunidades, independentemente dos recursos disponíveis. Portanto, empreender é fazer acontecer!
Mas, antes de se lançar como empreendedor, antes de querer fazer acontecer, pare, reflita e responda para si mesmo as perguntas abaixo. Se o desejo de seguir em frente ainda persistir e for maior que o medo e a insegurança, siga em frente, talvez você tenha grandes possibilidades de ser um empreendedor de sucesso!
1. Eu realmente identifiquei uma real oportunidade de negócio?
Uma ideia por si só não faz nada! Clientes não pagam por ideias, pagam para ter seus problemas e necessidades atendidas, por meio de produtos ou serviços. Portanto, transformar uma ideia em uma oportunidade exige que você saiba sobre como seu produto ou serviço será vendido, e quem irá comprá-lo, se existe um número suficiente de pessoas dispostas a pagar por ele e quais serão seus benefícios e também seus diferenciais em relação aos concorrentes. 
Não se esqueça também que a fase inicial de qualquer empreendimento é muito estressante. Serão vários os momentos que você se questionará se tomou a decisão correta. Principalmente se abriu mão de uma carreira profissional. O trabalho será imenso, e os lucros iniciais (se houver!) serão poucos. Portanto, é indispensável que você acredite e esteja disposto a investir tempo, dinheiro e energia em seu projeto empreendedor!
2. Qual é a minha tolerância ao risco? 
O escritor Daniel Goleman descreve em seu livro “Trabalhando com a Inteligência Emocional” uma pesquisa feita com alguns alunos que tinha como objetivo avaliar a capacidade de estabelecer desafios arriscados, mas superáveis. O desafio proposto consistia em arremessar um arco de certa distância e que ao cair ele deveria se encaixar em um pino vertical. Aquele que estivesse mais distante do pino, mais pontos ganharia.
Com isso, pretendia-se comprovar que os jogadores que pensam grande demais posicionariam o pino fora de sua capacidade de arremesso. Já os mais cautelosos colocariam o pino excessivamente perto, mas marcariam muito menos pontos. A pesquisa concluiu que os que tinham um desempenho elevado estabeleciam para si objetivos muito mais desafiadores.
Candidatos a empreendedores precisam estar confortáveis ao assumir riscos porque empreender é lidar com incertezas. Precisam ter claro até que ponto estão dispostos a correr riscos em troca de ganhos futuros, pois começar uma empresa significa enfrentar um elevado grau de incerteza.
À medida que a empresa se capitaliza e cresce a incerteza diminui, mas o empreendedor corre riscos mais elevados, de acordo com o nível de complexidade do negócio e mercado. Entretanto, riscos podem ser gerenciados e até mesmo minimizados. Está relacionado a capacidade de planejamento, organização, direção e controle dos recursos,. O que nos leva a próxima questão!
3. Sou bom em tomar decisões?
Ao empreender, ninguém mais vai fazer isso por você: tomar decisões! Reflia sobre como você irá lidar com essas primeiras questões: vou iniciar meu empreendimento em casa ou vou alugar um espaço? Preciso contratar funcionários? Quantos e quais? Invisto em um nicho de mercado ou já parto para um mercado maior? Como será meu plano de marketing? Empreendo sozinho ou procuro um sócio? Invisto minhas economias ou busco uma fonte de financiamento?
Tenha em mente que o processo de tomada de decisão ficará mais complexo, de acordo com o crescimento da empresa. As escolhas que você deverá fazer poderão levar seu negócio ao sucesso ou insucesso, por isso você deve se sentir confiante em sua capacidade de tomar a decisão certa, no momento certo.
4. Estou disposto a assumir inúmeras responsabilidades?
As responsabilidades de um empreendedor serão diversas, desde as que estão relacionadas às questões de exigência do mercado, referente a qualidade do produto ou serviço, e também as financeiras, tributárias e sociais. Você se tornará um empregador, e, portanto responsável por recolhimento de impostos e pagamento de salários e benefícios como as regras de mercado exigem.
Importante lembrar que a dedicação ao trabalho aumenta significativamente, pois enquanto um empregado trabalha oito horas diárias, em média, o empreendedor, em sua grande maioria não tem uma carga horária definida. Isso sem um salário fixo no final do mês, sem férias, sem feriados e outros benefícios.
Lembre-se que as responsabilidades não serão somente as que dizem respeito a você e familiares, mas também a terceiros: clientes, fornecedores, colaboradores, governo, etc. E deixo aqui uma dica: faça certo desde o início! Mas é claro que existem vantagens em empreender! E talvez as principais sejam a realização pessoal, independência financeira e a oportunidade de implementar suas ideias, vê-las se transformando em empresas! 
Empreendedores devem buscar empreender motivados pelo desejo de construir algo que tem a ver com seus seus sonhos, desejos, preferências e estilo de vida que pretendem ter. Só assim conseguirão dedicar-se com muito mais energia e motivação em seu projeto, apesar de todas as dificuldades que virão.
fonte: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/4-perguntas-essenciais-para-fazer-antes-de-empreender

E-Commerce