Por que o autoconhecimento é decisivo antes de empreender -

Especialista explica a importância do empreendedor listar quais são os seus pontos fortes e fracos antes de começar um negócio.

 

Por que o autoconhecimento é determinante antes de começar um negócio?
Respondido por Cynthia Serva, especialista em empreendedorismo
Quer ser um empreendedor de sucesso? O maior conhecimento é o autoconhecimento!  O primeiro passo a ser dado por quem quer empreender é saber quais são suas competências e preferências pessoais, ou seja, o que ela realmente gosta e sabe fazer.
Respondidas essas perguntas, o próximo passo é a busca por oportunidades. Portanto, de nada adianta identificar uma oportunidade de mercado se você não tem as competências necessárias para o negócio, ou se não se identifica com as atividades que serão desempenhadas.
Uma característica importante para ser empreendedor, por exemplo, é ter resiliência. É a capacidade que todo empreendedor deve ter para se levantar e recomeçar após os períodos de dificuldade. Que serão muitos. Você é resiliente? Como lida com as dificuldades e frustrações? 
É importante fazer o exercício de autoconhecimento porque empreender também significa ter que assumir o papel de líder da empresa. Afinal, você não terá um gerente ou supervisor para lhe dar feedbacks e orientações sobre como realizar suas tarefas. Lembre-se que você será quem irá sinalizar o caminho a ser trilhado. E como ele deverá ser trilhado.
E ser líder significa, na maioria das vezes, ter uma posição solitária, pois seus subordinados não se sentirão confortáveis, por medo ou cultura, para explanarem o que pensam a seu respeito e também de suas decisões.
Outro ponto importante a ser considerado, é que será necessário estar disposto a trabalhar mais do que se você trabalharia como funcionário em uma empresa. Na rotina de um empreendedor dificilmente é possível se desligar nos finais de semana ou mesmo planejar férias. Pelo menos no inicio. Mais uma vez é importante se ver nessa situação. Você se sente confortável, ou seria um problema?
Procure se conhecer por completo, suas potencialidades e suas fraquezas. Mas não seja muito crítico com você mesmo, apenas realista. Lembre-se ninguém é perfeito, sempre se tem o que desenvolver ou melhorar. Conhecer a si mesmo irá permitir que você maximize seu desempenho.
Portanto, as perguntas chaves no processo do autoconhecimento antes de empreender são: "O que preciso para me tornar um empreendedor?”, "Eu possuo todas as habilidades necessárias para me tornar um empreendedor?” e “Quais são as competências e características que ainda preciso desenvolver?”.
Agora é a hora de conhecer a si mesmo e acreditar em si mesmo - e usar esse poder para vencer. Quando você entender como você trabalhar de forma mais eficaz, você vai fazer um trabalho melhor de delegação, o uso de terceirização e seleção de parceiros e colaboradores. Descobrir o que você gosta de fazer, e o que você pode fazer o bem, em seguida, contratar pessoas para complementar suas habilidades.
fonte: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/por-que-o-autoconhecimento-e-decisivo-antes-de-empreender

Suite 56