Uma nova classe consumidora é vista como celeiro de oportunidades de negócios.

 

 A nova classe média brasileira é um celeiro de oportunidades de negócios, afirma o presidente do Instituto Data Popular e um dos autores do livro “Um país chamado Favela, Renato Meirelles. Durante sua palestra, intitulada “Inovação e novo perfil dos consumidores brasileiros”, no I Seminário de Inovação e Tecnologia, realizado pelo Sebrae Tocantins, em Palmas, nesta segunda-feira, Meirelles apresentou números que demonstram como pensa e age a classe C, chamada de a nova classe média brasileira.

De acordo com pesquisa do Data Popular, 89% desse público credita a melhoria de vida, em primeiro lugar, ao seu próprio esforço. “A classe média entende que as conquistas recentes são fruto da sua batalha cotidiana. Ela olha pra frente, acredita no seu potencial e chama para si a responsabilidade sobre a própria vida”, analisou Renato Meirelles.

Outros números apontam que a mobilidade das classes econômicas aconteceu de baixo para cima. Em 2004, eram 48% classe baixa, 39% classe média e 13% classe alta. Em 2014, a classe baixa representa 24%, classe média 54% e a classe alta 22%. “Essa evolução de baixo pra cima se deu não pelo aumento de carteiras assinadas, mas sim pelo empreendedorismo. É pela capacidade empreendedora dessa população”, explicou Meirelles, acrescentando que o empreendedorismo é que levará o Brasil a ter 33% da população na classe alta, 58% na classe média e apenas 9% na classe baixa, em 2024.

Para ele, esse empreendedorismo está evidenciado nos números que apontam que 27% dos brasileiros com mais de 18 anos têm intenção de abrir um negócio próprio nos próximos três anos. “59% dessas pessoas se encontra na classe média, ou seja, 19 milhões de pessoas”.

fonte: http://surgiu.com.br/noticia/176204/uma-nova-classe-consumidora-e-vista-como-celeiro-de-oportunidades-de-negocios.html

 

E-Commerce