Número de Empreendedoras aumentou 21% em dez anos.

 Segundo pesquisa do SEBRAE, o número de mulheres empreendedoras no Brasil cresceu 21% nos últimos 10 anos. Esse crescimento é duas vezes maior do que o crescimento dos homens. Hoje, as mulheres representam 52% dos empreendedores individuais, o que resulta em mais de 7 milhões de mulheres empresárias.

Rosiane Cecília Moreira, consultora do Sebrae, acredita que as mulheres estão deixando de empreender somente para complementar uma renda familiar. "Muitas mulheres identificam boas oportunidades no mercado e acreditam no seu potencial para tocar um negócio. Além disso, muitas buscam mais autonomia e flexibilidade para conciliar as responsabilidades familiares com as da empresa", opinou.
Para a consultora, a criação de redes que tratam do assunto e fortalecem as opiniões e a troca de experiências entre mulheres empreendedoras ajuda muito. No Sebrae, há 11 anos, foi criado o "Prêmio Sebrae Mulher de Negócios", que é um reconhecimento nacional para os melhores relatos de mulheres que transformaram seus sonhos em realidade e são exemplos para o empreendedorismo brasileiro.
Em 2014, o Sebrae-SP contou com 2.685 inscrições de mulheres que contaram suas histórias de empreendedorismo, acreditando que as experiências premiadas inspirem outras mulheres a se tornarem empreendedoras.
Helcie Barbosa Lustre é proprietária da confecção Pirulitando, empresa de Santo André que produz bolsas e malas para bebês. Criada há seis anos, possui 19 funcionários e 22 representantes de vendas. Helcie preocupa-se com a gestão do negócio. "Meu marido saía para vender e eu ficava na administração e no desenvolvimento de produtos", conta.
Helcie fez um curso de Alavancagem Tecnológica no Escritório Regional do Sebrae. "Ajudou-me muito, principalmente na questão do layout". A empreendedora frequenta assiduamente palestras sobre produção, marketing, recursos humanos e finanças.
Lilian Gonçalves, proprietária da MV Empreendimentos, que presta serviço de pinturas indústrias, está no comando da empresa junto com o marido há oito anos. "Ele não estava conseguindo levar sozinho e eu vim para ajudar", afirma. Lilian cuida da área comercial e financeira, mas conta que ela e o marido participam de todas as decisões em conjunto. "Atuamos muito juntos. Sempre chegamos num consenso", diz.
Para ela, o começo da empresa não foi fácil. "Nós não tínhamos o espírito para empreender. Tivemos que aprender tudo do zero", ressalta. "Ainda hoje, busco aprender e fazer o máximo que posso de cursos para saber gerir melhor a empresa", afirma.
fonte: http://www.reporterdiario.com.br/Noticia/488910/empreendedoras-sobem-21-em-dez-anos/
 
Suite 56