'Meu Malvado Favorito', 'O Rei Leão' e outros desenhos dão lição de  negócio. 

Animações como "Meu Malvado Favorito", "Como Treinar Seu Dragão" e "O Rei Leão", além de divertidas, possuem lições de negócios valiosas para empreendedores, como tratar bem seus funcionários, saber inovar e conhecer o mercado onde vai atuar.

 Apesar de serem voltadas para o público infantil, muitas animações trazem lições valiosas para empreendedores; é o caso de produções como "O Rei Leão", que ensina sobre a importância de conhecer o ambiente no qual atua, e "Universidade Monstro", que mostra na dupla Mike e Sulley como deve ser a união entre sócios numa empresa; clique nas imagens e veja dez animações e os ensinamentos de cada uma.

 MEU MALVADO FAVORITO: Gru tem sonho de roubar a Lua, mas, antes, ele precisa roubar o raio encolhedor de seu arqui-inimigo Vetor; em eu laboratório, Gru é um chefe carismático e tem inúmeros ajudantes amarelos, os mínions; "Apesar de ter muitos funcionários, Gru sabe o nome de todos eles e o que cada um faz. Ele participa do dia a dia do laboratório e acompanha de perto os resultados, assim como o dono de uma pequena empresa deve fazer".

 COMO TREINAR SEU DRAGÃO: em uma sociedade que vive para combater dragões, o jovem Soluço encontra o dragão mais temido com um ferimento na cauda, mas não consegue matá-lo; ao perceber que o animal fica incapaz de voar, Soluço cria um artefato para reparar o dano; "Ele idealizou uma solução, colocou no papel e fez várias versões até que uma funcionasse, exatamente como um empreendedor deve fazer ao lançar um produto ou serviço".

 O REI LEÃO: na produção, o leão Mufasa é o rei dos animais e ensina seu filho, Simba, a governar de forma justa e democrática; para Luiz Malta, da FNQ, Mufasa é o chefe que conhece as particularidades do ambiente onde está e seus perigos, tanto que ele diz ao filho para evitar a região escura e distante, o lar das hienas; "Da mesma forma, o empresário deve conhecer cada detalhe de seu setor de atuação e por quais caminhos ele pode ou não seguir".

 OS INCRÍVEIS: uma família de super-heróis impedida de salvar vidas pelo Governo é obrigada a voltar à ativa para salvar seu líder, o Sr. Incrível, sequestrado pelo vilão Síndrome; o gerente da FNQ lembra que o vilão é, na verdade, um antigo fã do herói que, por ter sido menosprezado, decide se vingar; "Assim como o Sr. Incrível deveria ter dado atenção aos fãs dele, as empresas devem dar atenção aos seus clientes, pois, com as redes sociais, eles podem expressar sua revolta e espalhar uma imagem negativa do negócio".

 KUNG FU PANDA: Po é um panda que trabalha no restaurante do pai e foi escolhido para ser um guerreiro e defender o Vale da Paz do traiçoeiro Tai Lung; a maior lição, no entanto, vem do Mestre Shifu, que, para fazer do desajeitado panda um herói, aproveita a compulsão de Po pela comida; "O Mestre Shifu percebe que Po só daria o seu melhor se ele fosse estimulado por algo de que gostasse. Da mesma forma, o empresário deve identificar as diferenças de sua equipe e, a partir daí, extrair dela o melhor".

 A FUGA DAS GALINHAS: um grupo de galinhas que apenas botava ovos entra em desespero quando a dona do galinheiro decide iniciar a produção de tortas de frango; Ginger, uma das galinhas, tenta fugir sozinha, mas não consegue e, junto com o galo Rocky, treina o grupo para que todas fujam; "Aqui, percebe-se que o trabalho em equipe é fundamental para alcançar os objetivos de um negócio. Nenhum empresário chega ao sucesso sozinho.

 UNIVERSIDADE MONSTROS: Mike, um monstro baixinho e aparentemente inofensivo, e Sulley, alto e assustador, se conhecem na faculdade; apesar das brigas iniciais, eles percebem que formam uma dupla imbatível para assustar quando juntam suas habilidades; "Essa união de habilidades complementares é o retrato de como deve ser a sociedade em uma empresa. Um entende do operacional, que é assustar, e o outro cria as estratégias".

 OS CROODS: em plena pré-história, a família Crood vive a maior parte do tempo em uma caverna com medo do mundo exterior; mesmo quando os continentes começam a se separar, colocando em risco a sobrevivência deles, o chefe Grug prefere permanecer onde está e não se arriscar e cabe à filha adolescente Eep encontrar um meio de salvá-los; "Por situação similar passam as empresas que não se abrem para as mudanças do mercado e acabam pagando um alto preço pela recusa em se modernizar".

 VIDA DE INSETO: uma vez por ano, as formigas são obrigadas a dar parte de sua colheita para os gafanhotos; quando a colheita é perdida e os gafanhotos ameaçam o formigueiro, Flick, a formiga mais desacreditada, sai à procura de ajuda para expulsar seus opressores; "Flick tem espírito empreendedor, está insatisfeito com a submissão de seu povo e tenta mudar a situação. Ele demonstra persuasão ao convencer a todos de que é possível vencer os gafanhotos".

 BEE MOVIE, A HISTÓRIA DE UMA ABELHA: ao descobrir que o mel produzido na colmeias é vendido em supermercados, a abelha Barry se sente explorada e resolve processar os humanos; para isso, ele tem a ajuda da florista Vanessa, de quem ficou amigo após ela ter salvado sua vida; "Ao perceber que os humanos ficavam com o lucro da produção do mel, Barry demonstra uma característica importante do empreendedor, que é questionar os modelos atuais e buscar uma maneira de melhorá-los".

 

fonte: http://economia.uol.com.br/empreendedorismo/noticias/redacao/2014/11/04/meu-malvado-favorito-o-rei-leao-e-outros-desenhos-dao-licao-de-negocio.htm#fotoNav=12

 

E-Commerce