Seis em cada dez brasileiros querem abrir empresa nos próximos anos.

Pesquisa mapeia seis perfis dos empreendedores no país. 
Trinta e três por cento fizeram algum curso de empreendedorismo.

 

 A Sala de Emprego dessa segunda-feira (17) fala sobre a Semana Global do Empreendedorismo. Pesquisa do Instituto Endeavor, organização de fomento ao empreendedorismo, revela que seis em cada dez brasileiros querem abrir uma empresa nos próximos cinco anos. Os pesquisadores ouviram quatro mil pessoas nas cinco regiões do país e com o resultado conseguiram mapear seis perfis de empreendedores.
  
Colecionar vestido de festa é o sonho de muitas mulheres. Barbara Diniz Almeida fez disso um meio de ganhar dinheiro. Ela largou um emprego no mercado financeiro e há dois anos montou um site com uma amiga: “A gente queria alugar algo de luxo, então os vestidos caíam perfeito para aluguel para festa. Mulher brasileira adora sair e não repetir vestido, é vaidosa”.

 

A ideia deu tão certo que Barbara e a amiga montaram também um ateliê onde os clientes podem escolher as roupas pessoalmente. “É para a pessoa se acostumar e criar confiança na marca. Ela vem, prova o vestido e depois volta pra casa e os próximos aluguéis ela faz pelo próprio site”, conta.
Pamella Gonçalves, diretora de pesquisa e mobilização da Endeavor Brasil, participou de um bate-papo e tirou dúvidas sobre o tema. Em breve, você confere a conversa aqui no site.
Clovis Souza tem mais tempo no mercado. Ele abriu a primeira floricultura há 24 anos. Depois, investiu na internet em uma época em que os negócios na web ainda estavam engatinhando. Hoje ele fornece várias opções de presentes que podem ser vendidos ou não juntos com as flores e fatura R$ 30 milhões por ano. “Eu tenho nove mil itens no meu site. Eu brinco que eu vendo até flores no meu site, então isso é inovação. Hoje a gente está grande e tem um pouquinho de medo. Eu ainda tenho muito o que correr e não pode ter medo, tem que arriscar”, afirma.
O estudo do Instituto Endeavor mostra que há seis tipos de empreendedores:
- Situacionista: É o perfil mais comum. A pessoa larga o emprego para abrir um negócio e é levado por uma oportunidade que "cai no colo".
- Nato: Desde cedo demonstra talento e vontade de empreender.
- Meu jeito: Monta um negócio para fazer algo diferente, em que acredite.
- Herdeiro: Como o próprio nome já diz, ele assume os negócios da família ou aprende com outro empreendedor.
- Idealista: Cultiva valores e ideias. Não vai atrás do lucro a qualquer custo.
- Em busca do milhão: Diferente do idealista, ele quer ganhar muito dinheiro e fazer fortuna.
A pesquisa também revela outros números sobre o perfil dos empreendedores:
- 73% priorizam a qualidade de vida.
- 27% querem crescer de qualquer jeito.
- 61% pretendem abrir uma empresa nos próximos cinco anos.
- 33% fizeram algum curso de empreendedorismo.
- As cinco características comuns de quem tem comportamento empreendedor são: otimismo, autoconfiança, coragem para aceitar riscos, desejo de protagonismo e resiliência.
Fonte + Vídeo sobre a matéria: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2014/11/seis-em-cada-dez-brasileiros-querem-abrir-empresa-nos-proximos-anos.html
 


E-Commerce