Franquia é opção para quem quer abrir o próprio negócio.

Empresários podem contar com o suporte de uma grande marca.

 

A crescente expansão no mercado de franquias tem comprovado que o modelo de negócio é uma opção viável para quem tem interesse em abrir sua própria loja, com o suporte de uma grande empresa.
De acordo com o gerente regional do Sebrae-SP, Rodrigo Matos do Carmo, a franquia é um modelo de negócio em que uma empresa oferece sua marca e o conhecimento para interessados em empreender.
Enquanto o franqueador tem a possibilidade de expandir a marca, o franqueado recebe a oportunidade de ter o próprio negócio com todo o planejamento e suporte e também receberá orientações e ajuda no dia a dia da franquia.
“O franqueado deve fazer todos os estudos necessários para montar o plano de negócios e repassa as informações para o franqueador”, afirma o gerente. Ele diz que cada franquia tem um valor diferente e o interessado deverá se candidatar a ser franqueado.
Se a proposta de franquia for aceita, é necessário que o franqueado assine uma Circular de Oferta. Rodrigo diz que esse documento impõe todas as regras da negociação, como as taxas e obrigações de cada parte. A consolidação da franquia é embasada na lei federal 8.955.
“Existem franquias que são mais próximas do franqueador e outras apenas oferecem um modelo de negócio e sugerem que a gestão e administração sejam feitas no contexto de cada franqueado”, afirma.
Arte / A Cidade
 
Vantagens e desafios
Pela empresa já ser consagrada no mercado, abrir uma franquia da mesma oferece certas vantagens. É possível economizar nos custos de propaganda e compras, além de ter mais facilidade de acesso a crédito.
Mas também é importante lembrar que o poder de decisão e criatividade são limitados, pois existe um controle das operações feito pelo franqueador.
“Isso inclui determinar o preço de venda e restringir o leque de produtos e serviços oferecidos”, relata.
O franqueador também pode aprovar ou reprovar o local escolhido para montar a franquia. Rodrigo diz que o franqueado deve apontar o local que planeja instalar a loja e, se ele for reprovado, o franqueador pode indicar outro imóvel. “É preciso se adaptar ao perfil do dono da marca”.
Cancelamento
Caso haja insatisfação, o franqueado deve cumprir o prazo estipulado em contrato para se desligar. Se o franqueado desejar negociar a saída antecipada, pode implicar em custos extras.
fonte: http://www.jornalacidade.com.br/economia/NOT,2,2,1009834,Franquia+e+opcao+para+quem+quer+abrir+o+proprio+negocio.aspx

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