Negócio online x negócio offline: prós e contras.

A maior parte das pessoas, que querem ser empreendedores ou tem este perfil, pensa em um dia ser o seu próprio patrão, trabalhar para elas mesmas e não mais trabalhar para os outros. Resumindo: ter o seu próprio negócio.

 

 

De acordo com a pesquisa do Sebrae ( GEM 2013 ), no Brasil, cerca de 71% dos empreendedores fazem isso por que enxergam uma oportunidade, e 28% empreendem por necessidade.
Neste artigo eu vou te mostrar os prós e contras em ter um negócio online e os prós e contras em ter um negócio tradicional, com ponto de venda, funcionários, etc.
Conforme mencionei no inicio deste artigo, apesquisa de 2013 do Sebrae indica que o Brasil está à frente dos 5 países do grupo dos BRICS, onde a proporcão de empreendedores por oportunidade chega em 61% na Índia, 65% na Russia, 66% na China e 70% na África do Sul.
Com estes dados em mãos, é fácil dizer que a maior parte das pessoas pensam em encontrar uma oportunidade, para ter o seu próprio negócio, e com isso conseguir a tão sonhada liberdade.
“No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.” Albert Einstein
O Nicho ou micro-nicho
Um ponto em comum, tanto para o negócio online quanto para o negócio tradicional, é definir o nicho ou micro-nicho com o qual você irá trabalhar. Neste outro artigo eu passo mais informações sobre nichos.
Em um negócio tradicional, por exemplo, Se você já trabalha como cozinheiro(a), você já tem expertise nesta área, e se você gosta do que faz, com certeza irá pensar em abrir uma lanchonete, um restaurante, etc.
O mesmo acontece em um negócio online: primeiro você precisa definir o nicho ou micro-nicho. Vamos seguir o exemplo anterior: Se você gosta de cozinhar, pode fazer um site de receitas.
Mas ai você me fala: Poxa André, já tem diversos sites de receitas, e até grandes portais que tem uma seção/site só de receitas!
Eu respondo: Sim! Isso é verdade!
Mas você pode criar um site, onde ensine receitas vegetarianas por exemplo, ou usando ingredientes simples, receitas rápidas, etc.
Viu como as idéias vão surgindo? Basta começar a pesquisar um pouco, e as idéias vêm. :)
Mas a grande questão é procurar fazer o que você gosta ou tem vontade de aprender, caso contrário, você não irá evoluir o seu negócio, e o pior, pode até falir!
O Negócio Online
Vamos começar analisando o negócio online, que hoje em dia está fazendo a diferença para muitas pessoas.
Depois de definido o nicho ou micro-nicho, o negócio online é basicamente constituido de:
  • Um domínio ( seudominio.com, seudominio.com.br, etc)
  • Uma hospedagem para seu site
  • Site institucional ou blog (ou até mesmo os 2 tipos)
  • Página(s) de captura
  • Um serviço de e-mail marketing ou auto-responder ( este item talvez seja um dos mais importantes para tudo funcionar! )
Com isso você já está apto a começar seu trabalho!
Partindo do nicho de exemplo ( receitas ), seu dever será produzir receitas que estejam de acordo com o nicho escolhido. Se você definiu que vai se dedicar a receitas vegetarianas, você precisa produzir este tipo de receitas.
Como estamos analisando o negócio de forma mais prática, não vou me aprodundar em formas de divulgação, etc. Isso será assunto para outro artigo ;)
O Negócio Tradicional
Partindo do mesmo nicho de exemplo (receitas/gastronomia), depois que você definiu o que fazer, é hora de pesquisar um lugar para abrir seu restaurante/lanchonete. O seu próprio negócio está para nascer!
Da mesma forma que um negócio online, você precisará:
  • Alugar um local
  • Deixa-lo com a sua cara (reforma, fachada, etc)
  • Montar sua infra-estrutura (mesas, cadeiras, copos, talheres, fogão, mantimentos, etc)
  • Contratar funcionário(s)
Não vou listar tudo o que é necessário, pois o intuito é fazer uma comparação e te dar uma idéia de como tudo funciona.
O “Problema” do Investimento
Você já percebeu que para ter um negócio, seja ele online ou tradicional, é necessário fazer algum tipo de investimento, correto?
Infelizmente muitas pessoas pensam que para se ter um negócio online, é tudo “de grátis”. Basta ter um blog no blogger por exemplo, encher o blog de propagandas e pronto. Agora é só disparar uma tonelada de spam’s para aquela lista de 50 milhões de e-mail’s que comprou por R$ 9,90, e esperar o dinheiro brotar …
Esta é a maior mentira que já contaram! Não caia nessa!
A verdade é que muitas pessoas que começam assim, demoram séculos para ganhar alguns trocados, ou o pior, acabam desistindo no meio do caminho, e colocam a culpa em outras pessoas ou na própria internet, dizendo que é pura ilusão.
É preciso entender que se você quer ter um negócio, é preciso investir em infra-estrutura e ferramentas para manter o seu negócio funcionando.
Claro que se você comparar o investimento para manter um negócio tradicional, com tudo o que é necessário para deixa-lo funcionando, com o investimento que um negócio online exige, o negócio online requer muito menos investimento em dinheiro, mas em contrapartida, você precisa investir em conhecimento.
Você pode me perguntar: Perai, vou precisar estudar, André?
E eu respondo: Mas é claro que SIM! :)
Não dá pra escrever bons artigos, boas receitas (como o exemplo do nicho de receitas/gastronomia), sem ter conhecimento. A internet está cheia de conteúdo pronto para ser consumido, mas você precisa saber onde e o que pesquisar, senão ficará patinando sem sair do lugar.
Conclusão
Seja qual for o negócio que você quer iniciar, é necessário investimento: começa com o seu tempo para organizar sua idéias e definir o que você quer fazer e depois vem o investimento na estrutura do seu negócio. Não há como fugir destas regras básicas.
Se você quer se aprofundar mais em como montar um negócio online que seja multiplicável e escalável,www.evendamais.com.br
fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/negocio-online-x-negocio-offline-pros-e-contras/82765/

Suite 57