Franquias ocupam lugar de destaque no comércio.

 

As franquias têm conquistado mercado e apresentado números recorrentes de crescimento no Brasil. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelam que em 2013 o setor faturou R$115 bilhões de reais; e ganhou quase dez mil novos pontos de venda, o que gerou o crescimento de 11,9%. A categoria de negócios gera mais de um milhão de empregos diretos e formais em todo o Brasil.
 
Dentre as vantagens apontadas pela a ABF para quem quer iniciar no mercado varejista, certos respaldos oferecidos pelos franqueadores podem tornar a operação com maior chance de sucesso. Alguns dos benefícios são: a associação a uma marca consolidada e com prestígio de mercado, redução do tempo de implantação do negócio, acesso a treinamentos e manuais, concentra-se no resultado do negócio, entre outros.
 
O franchising brasileiro ocupa a terceira colocação no ranking do World Franchise Council; e em número de marcas, está atrás apenas da China e Coréia do Sul.          “Em 2013 superamos pela primeira vez os Estados Unidos em número de marcas”, afirma Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF.
 
Para 2014, a expectativa também é de crescimento acentuado. A entidade estima que o faturamento do setor cresça 10%, repetindo mais uma vez o crescimento de dois dígitos, muito acima da Economia nacional. A projeção está baseada em fatores como expectativa de crescimento da economia, nível de emprego e renda, aberturas de novos shoppings, entre outros.
 
Atento a esse movimento de mercado e incentivando a promoção de novas parcerias em Mato Grosso, o Várzea Grande Shopping, que será inaugurado em 2015, tem feito uma série de parcerias com instituições do setor varejista para a promoção de novas sociedades no setor.
 
“Visualizamos em Várzea Grande um enorme potencial para novos negócios, sendo franquias ou não. Queremos ser um facilitador no processo para quem deseja entrar no mercado varejista”, revela a superintendente do Várzea Grande Shopping, Marne Prates.
 
A ABF ainda divulgou que o Centro Oeste apresentou o aumento de 8% em novas lojas franqueadas no último ano. “A ABF por meio de parceria com a administração pública, com o Sebrae e também com os Shopping Centers tem divulgado o potencial de negócios dessas regiões e incentivado as redes a aproveitarem essas oportunidades”, afirma Camargo, ao explicar que o franchising é responsável hoje por levar marcas e serviços para o interior do Brasil, com forte abrangência.
 
E para quem acha que iniciar nesse setor requer altos investimentos, a associação esclarece que as microfranquias, por exemplo, são redes que exigem investimento inicial de até R$ 80 mil e abrangem os diversos segmentos. Essas redes registraram crescimento em número de unidades (29%) e em faturamento (31%) em 2013.
 
Pensando em investir?
Os interessados em investir no ramo de varejo, seja em franquias ou não, podem acessar o site redeIdealcred.com.br e fazer um cadastro informando o tipo de interesse. Essa inscrição irá permitir o recebimento de informações especiais sobre as franquias e negócios, além de saber sobre as ações especiais que o empreendimento está preparando sobre o mercado regional.

“É importante que sejam preenchidos todos os dados solicitados para que saibamos o que o interessado quer receber de informação e qual o foco que pretende atuar para que possamos auxiliar nessa decisão”, explica a superintendente.
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