As 10 franquias que mais cresceram no primeiro semestre.

Pesquisa exclusiva mostra quais setores estão tendo o melhor desempenho até agora no ano.

 

 

 Resultado na crise

Copa do Mundo, feriados, recessão técnica. A situação econômica do país já foi melhor e 2014 tem se mostrado um ano desafiador para as empresas. Mesmo assim, alguns setores de franquias estão conseguindo ter bons resultados. Uma pesquisa feita pela consultoria Rizzo Franchise, divulgada em primeira mão por EXAME.com, mostra os 10 setores do franchising que tiveram o maior crescimento no primeiro semestre do ano.
O ranking foi feito levando em conta o crescimento de redes franqueadoras, unidades franqueadas, geração de empregos diretos e receita do setor. Na dianteira está a área de saúde e beleza, que já cresceu 4% em receita neste começo de ano na comparação com o resultado dos 12 meses de 2013.

1. Saúde & Beleza

O setor que reúne academias de ginástica, marcas de cosméticos e perfumaria, redes de depilação e estética, farmácias, laboratórios, óticas e salões de beleza teve o melhor desempenho do ano até agora, com crescimento de 16% sobre 2013. Mais de 1,7 mil unidades franqueadas foram abertas no período e a receita cresceu 4%. 


2. Alimentação Fast Food

A área mais procurada para quem quer investir em franquias é também uma das que mais cresce, com 12% de avanço. Só neste ano 12 novas redes surgiram e as unidades franqueadas cresceram 10%, empregando mais de 174 mil pessoas, segundo dados do levantamento. 


3. Alimentação Especializada

Nesta categoria entram franquias de chocolates, sucos, doces, sorvetes e salgados. O crescimento foi de 10%. Em receita, o aumento foi de 6%. Segundo o levantamento, hoje existem mais de 11 mil unidades franqueadas dentro deste setor. 


4. Vestuário

O mercado de franquias de roupas cresceu 6%, segundo o estudo. A rede franqueada aumentou 7%, chegando a mais de 12 mil unidades no país. Em relação a novas franqueadoras, o crescimento foi mais moderado: apenas seis novas redes surgiram nesta área no período. 


5. Negócios & Serviços

A área de serviços tem crescido com força nos últimos anos em franquias. Negócios como consertos, imobiliárias e segurança entram nesta categoria. Neste primeiro semestre, o crescimento foi de 5%. A receita saltou 7% neste mesmo período. 


6. Acessórios Pessoais

Calçados e acessórios pessoais, como bijuterias e bolsas, estão neste setor que também cresceu 5%. A rede franqueada saltou de 5666 para 5953, segundo o levantamento feito pela consultoria. 

7. Automotivo

Concessionárias, estacionamento e locadoras de veículos são algumas das franquias desta área, que cresceu 4% neste primeiro semestre. Mais de duas mil unidades foram abertas neste setor, totalizando 42 mil lojas. 


8. Educação & Treinamento

A área de educação, que engloba colégios, cursos profissionalizantes e escolas de arte e idiomas, cresceu 3%. Surgiram 3 novas empresas franqueadoras e mais de mil novas unidades. Em receita, o crescimento foi de 7%. 


9. Mobiliário & Decoração

Franquias de lojas de cama, mesa e banho, móveis e decoração cresceram 1%, segundo o levantamento. Hoje, 92 redes atuam neste mercado, através de 3520 unidades franqueadas. 


10. Construção

A área de construção também cresceu 1% no primeiro semestre. Entram nesta categoria lojas de ferramentas, madeiras e materiais de construção. Foram abertas 50 unidades e a receita aumentou em 5%. 



fonte:http://exame.abril.com.br/pme/noticias/as-10-franquias-que-mais-cresceram-no-primeiro-semestre#12

E-Commerce