Empreendedorismo: a origem -

O poder empreendedor já nasce com uma pessoa ou é adquirido com o conhecimento ao longo do tempo?

 

 

Empreendedor é aquela pessoa que dá início a uma organização, o que não deixa de ser uma coisa simples, mas o mais importante é sucesso e futuro da organização e o papel que ela exercerá na economia . O Brasil conta com mais de 19 milhões de empreendedores.
Podemos definir o termo empreendedorismo segundo o estudioso Robert D. Hisrich como: “Um processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal.”
Pegaremos como exemplo o grande empreendedor Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, considerada a maior rede social do mundo. Ainda na universidade de Harvard ele teve a brilhante ideia de criar a rede, mas muito antes disso já era considerado uma criança prodígio, sua atividade preferida era a arte de criar. Alguns fatos como esse nos levam a acreditar que sim, talvez a pessoa já nasça com uma predisposição a ser empreendedor. É um misto de conhecimento, criatividade e dedicação que juntos levam ao sucesso empreendedor.
O empreendedor tem de certa forma uma perspectiva diferente sobre as coisas. Ele enxerga com um olhar crítico, considerando suas experiências e valores para então tomar decisões corretas.
As habilidades requeridas de um bom empreendedor são classificadas em 3 áreas:
- Técnicas: saber escrever, ouvir as pessoas e captar informações, ser organizado, saber liderar e trabalhar em equipe;
- Gerenciais: incluem as áreas envolvidas na criação e gerenciamento da organização;
- Características pessoais: ser disciplinado, assumir riscos, ser inovador, ter ousadia, ser persistente e visionário, ter iniciativa e coragem e principalmente ter paixão pelo que faz.
Talvez o motivo desse dom aparecer em uma pequena seleção de pessoas é que apenas elas conseguem de fato harmonizar os esforços necessários para criar algo novo e criativo, esse sim é o verdadeiro perfil do profissional de sucesso que acredita sempre nas suas concepções e atitudes.
fonte:http://www.administradores.com.br/artigos/academico/empreendedorismo-a-origem/81507/
E-Commerce