Franquia é um bom início para empresas familiares?






É bem comum a associação entre empresas familiares e franquias, pois historicamente o investidor desta modalidade não possui muitos recursos financeiros para montar uma empresa e nem muita experiência nos processos gerenciais. A opção por uma marca já conhecida no mercado acaba sendo algo comum.
Na linha de economizar ao máximo, as franquias acabam empregando também familiares, fazendo com que a estrutura de trabalho ganhe contornos de empresas familiares.
O diretor-presidente da JValério, associada à Fundação Dom Cabral, Eduardo Valério, entende que a franquia como uma boa maneira de iniciar um negócio familiar. “Sem dúvida é uma boa alternativa. Um bom começo para testar o empreendedorismo do familiar é submetê-lo a desafios e a franquia é uma boa forma controlada de exercitar e, na maioria das vezes, gera bons resultados” analisa Eduardo Valério.
Porém, o diretor-presidente da JValério explica que apostar em um sistema já pré-definido de empresa para começar uma empresa familiar é preciso analisar todos os aspectos envolvidos:
“Essa é uma questão ampla. Segurança não é bem a palavra, mas sim investir numa estrutura cujos procedimentos, mercado, produto já estão pré-definidos e a maioria dos riscos já foram identificados e quantificados.”
Dentro deste aspecto, Eduardo percebe que a hierarquia não corre grandes riscos ao abrir uma franquia na estrutura de trabalho para os envolvidos.  “Toda a estrutura já vem preparada por contrato, por isso o risco é menor. O franqueador já estabeleceu regras claras para estes temas” justifica.

Virando franqueado
E o outro lado também acontece e, no caso de uma empresa familiar decidir por franquias, Eduardo aponta o que deve ser feito logo de início.

“Antes de abrir qualquer negócio familiar, e necessário definir claramente os papéis e responsabilidade dos familiares como donos e  gestores. Somente após isso se recomenda a abertura do novo negócio” diz Eduardo Valério.
A partir de então, já definido quem faz o quê na estrutura, basta seguir os trâmites legais e iniciar a franquia da empresa.

fonte: http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?id=45142&op=gente

 

E-Commerce