Alternativa de carreira: jovens estudantes trocam o mercado executivo pelo empreendedorismo.

 

 

 

Cursando o quinto e o sexto período e m Administração de Empresas, Mikael Nakamura e Gustavo Allione acabam de investir em uma franquia da rede MacPoli
Segundo o estudo Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras, realizado pela Endeavor em 2012, 60% dos universitários brasileiros gostariam de ter a sua própria empresa. Mikael Yuji Nakamura, 20 anos, e Gustavo Allioni, 22 anos, não ficaram apenas na vontade. Alunos do quinto e sexto período, respectivamente, do curso de graduação em Administração de Empresas da FIA (Fundação Instituto de Administração), respeitada instituição educacional de São Paulo, a dupla deu forma ao sonho no último dia 16 de agosto, abrindo a primeira franquia da MacPoli, conceituada rede de cursos profissionalizantes, na cidade de Osasco/SP.

Segundo os jovens empresários, a ideia em abrir algo em parceria se deu há cerca de dois anos. No mesmo período, os estudantes tiveram a oportunidade de fazer parte da Associação Estudantil Atlética da FIA, onde começaram como colaboradores e terminaram como presidente e vice-presidente. Para eles, este teria sido o passo inicial para começarem a perceber o perfil empreendedor que existia dentro de cada um. "Obtivemos relações com uma série de fornecedores e descobrimos como realmente é o mercado, reconhecendo também os seus déficits. Além disso, tiramos como principal lição a importância do bom relacionamento com as pessoas, considerando este o fator mais importante para a decolagem de qualquer negócio", salienta Gustavo.

Tomada à decisão de abrir uma empresa, Mikael e Gustavo precisavam escolher a área na qual iriam atuar e quando colocar o projeto em prática. Foi por meio de uma palestra ministrada em janeiro deste ano pelo professor de finanças e empreendedorismo da FIA, Rodolfo Olivo, também diretor da rede de franquias MacPoli, que os estudantes encontraram a resposta.

"O professor Rodolfo comentava o plano de carreira que ele percorreu após terminar a faculdade e todos os projetos pelos quais passou até conseguir montar a MacPoli. A partir disso, fizemos uma análise e corremos atrás dele para saber a fundo a viabilidade da franquia para que pudéssemos começar a discutir a negociação", conta Mikael.

Rodolfo comenta que esta foi a primeira vez que vendeu uma franquia para alunos, o que, segundo ele, aconteceu graças à motivação e habilidades de potenciais investidores que Mikael e Gustavo possuem. "Durante as próprias aulas percebi o interesse dos alunos em conhecer os processos, dificuldades e formas de estruturar um negócio próprio. Quando eles me procuraram falando sobre o interesse em investir na MacPoli, tinha certeza de que teriam sucesso", avalia o professor.

Responsável pelo treinamento dos novos franqueados da MacPoli, Rafaella Giraldi, diretora da rede, reafirma a capacidade de Mikael e Gustavo em serem bem sucedidos e reforçarem a imagem da marca na cidade em que irão atuar. "Eles entenderam muito rápido a proposta da rede em colaborar com a transformação do mundo em algo melhor por meio da educação e, além de vestir a camisa da escola logo no início, possuem qualidades que só tendem a fazê-los decolar no empreendedorismo: capacidade de liderança, motivação e proatividade", destaca.

Leandro Morilhas, diretor geral da FIA, afirma que a sensação da instituição em ver seus alunos empreendendo antes mesmo de se formarem (a expectativa é de que a formatura ocorra entre o final de 2015 e início de 2016, quando se completam os oito períodos do curso) é de muito orgulho e de dever cumprido. Ele enfatiza que a faculdade vê o empreendedorismo como um segmento relevante dentre as possíveis áreas de atuação de um administrador e uma área fundamental para o crescimento da economia e da criação de novos negócios.

A dica que Leandro dá aos demais alunos que sentem ter aptidão para esta área é que procurem melhorar constantemente suas ações oferecendo aos seus clientes o serviço de qualidade que eles gostariam de receber. "Esperamos que o Mikael e o Gustavo sejam os primeiros de uma série de empreendedores oriundos da instituição", acrescenta.

Pesquisa realizada pelos professores Jeffrey Dyer, Hal Gregersen e Clayton Christensen e publicada no Strategic Management Journal, revela que a diferença fundamental entre empreendedores e executivos é que, como empreendedores não têm chefe, eles podem experimentar, errar e aprender com os próprios erros. A pesquisa diz também que a cultura corporativa não favorece o erro, então executivos não podem experimentar, precisam acertar logo na primeira, o que acaba por desestimular o processo criativo.

Criatividade é o que Mikael e Gustavo têm de sobra e pretendem aplica-la no novo negócio de modo a viabilizar a realização dos sonhos de outras pessoas por meio da qualificação profissional. "É muito gratificante participar do aprendizado de outros seres humanos, especialmente por saber a diferença que um profissional qualificado representa no mercado de trabalho", afirma Mikael.

Além de contar com um variado leque de produtos e serviços de qualidade e preços acessíveis, a MacPoli é uma rede aberta às sugestões dos franqueados e colaboradores, oferecendo uma motivação a mais a jovens como Mikael e Gustavo que chegam cheios de energia e novas ideias. "A cada ano lançamos de dois a três cursos diferentes e toda a equipe da rede tem a chance de contribuir com ideias que promovam a inovação e o crescimento da rede. Exemplo disso ocorreu recentemente, quando um franqueado sugeriu o desenvolvimento de um curso de games e um colaborador ofereceu seu próprio projeto de faculdade como base para a construção do novo produto. O lançamento será realizado em todas as unidades agora no mês de setembro", completa Rafaella, salientando ainda que a rede busca franqueados dispostos a somar e participar.
fonte: http://www.segs.com.br/educacao/sobre-educa%C3%A7%C3%A3o/categ-educacao/8126-alternativa-de-carreira-jovens-estudantes-trocam-o-mercado-executivo-pelo-empreendedorismo.html

E-Commerce