Planejamento de comunicação para as micro e pequenas empresas é necessidade - 


Com o avanço do empreendedorismo, as micro e pequenas empresas são responsáveis por boa parte da produção nacional e pela geração de empregos


Hoje, o Brasil é um dos líderes em empreendedorismo, com mais de 21 milhões de empreendedores em estágio inicial. Dentro dessa perspectiva, as micro e pequenas empresas representam 97,5% das empresas do Brasil (SEBRAE, 2012). No entanto, constatou-se que 26,9% das empresas não conseguem sobreviver nos primeiros anos de existência (SEBRAE,2011). Dentre os motivos, destaca-se o mau planejamento administrativo associado ao de relações públicas, realizado no processo de abertura da empresa. Diante dos dados, as microempresas têm enxergado a necessidade do planejamento de relações públicas para o sucesso do negócio.

O cenário apresentado pelo mercado mostra que o investimento em comunicação precisa deixar de ser visto como desperdício de dinheiro ou necessidade secundária. As empresas, independente do porte, estão lidando com consumidores exigentes e antenados quanto a qualidade de serviço/produto, preço e principalmente o relacionamento da empresa com o público. A pequena empresa precisa de diferenciais para combater a concorrência de mercado e o planejamento de comunicação é o caminho para identificar esses diferenciais, e através de ações e estratégias desenvolver potencialmente.

O planejamento não é apenas uma ferramenta que carece de procedimentos ou técnicas de administração complicadas. Ele pode e deve ser adaptável à realidade de cada empresa, considerando os contextos, ambientes e dificuldades específicas. A partir desse entendimento é possível elaborar um planejamento coerente, que através de ações simples, possam proporcionar as microempresas soluções que resolva problemas, e assegurem a empresa na construção de uma imagem e identidade coerente com o seu serviço ou produto, e desta forma contribua para o crescimento da organização.