2 exemplos de empreendedoras brasileiras de sucesso -
O número de mulheres empreendedoras no Brasil cresceu 21% nos últimos dez anos, segundo dados do Sebrae
Quando pensamos em uma empresa, qual a primeira imagem de líder que vem
a sua cabeça? Um homem, certo? Errado. De uns anos para cá, essa
realidade vem mudando e hoje no Brasil grande parte dos casos, são
mulheres empreendedoras que estão à frente dos negócios. Mas, lembrando
que empreender é uma tarefa tanto para homens quanto para mulheres,
independente de sua classe social ou profissão. Basta que a pessoa
deseje, use da sua criatividade, inove, motive e assuma riscos!
O número de mulheres empreendedoras no Brasil cresceu 21% nos últimos
dez anos. Mais do que o dobro do crescimento dos homens, segundo o
Sebrae. Hoje, a cada 100 empreendedores individuais temos 45 do sexo
feminino. O resultado é que o país possui uma população de sete milhões
de mulheres empresárias. As brasileiras são responsáveis por sustentar
35% dos lares deste país.
Além disso, temos aqui 61 mil mulheres que lideram franquias, elas
chegam a faturar, em média, 32% a mais que os homens da mesma atividade.
Outro dado animador é que o Brasil possui uma das maiores taxas de empreendedorismo feminino dentre os 54 países pesquisados na Global Entrepreneurship Monitor.
Quer ver dois casos brasileiros bem sucedidos de empreendedorismo
feminino? A primeira história é da inspiradora Luiza Travano Donatto,
dona do Magazine Luiza.
A história do magazine começou em 1957, quando Luiza e seu marido
compraram uma loja de presente, A Cristaleira, localizada na cidade de
Franca, interior de São Paulo.
O negócio deu tão certo que começou a se expandir e logo ganhou filiais
por todo o Estado, e hoje conta com mais de 170 lojas no Brasil. A
empresa está entre as quatro mais conceituadas pela população, por
seguir o seguinte lema: profissionalismo, velocidade, qualidade e
agilidade, tendo o cliente como fator principal do negócio.
Quando falamos de empreendedoras de sucesso, não podemos deixar de citar Sônia Hess de Souza, presidente da Dudalina.
Sônia alavancou a camisaria da sua família de uma forma que hoje o
segmento feminino da marca significa 30% dos 190 milhões de dólares
anuais do faturamento total da empresa, em apenas três anos.
Sônia é a sexta filha dos 16 filhos de dona Adelina e seu Duda,
fundadores da empresa. No início da carreira, Sônia trabalhou na empresa
da família, mas queria experimentar novas oportunidades. Para isso foi
para a Espanha fazer um estágio. Ao voltar da Europa trabalhou em outras
empresas, mas em 1984 foi convidada por seus irmãos para expandir os
negócios para São Paulo e administrar o escritório da empresa na cidade.
Aceitou o desafio e não o largou mais. Em 2003, assumiu a presidência
da Dudalina e hoje sua rotina inclui viagens semanais a Blumenau, sede
da empresa, além de visitar clientes no Brasil e exterior. A Dudalina
S.A. é responsável por 50% das exportações brasileiras em camisaria
masculina. São mais de 1.400 funcionários, sendo que 70% são mulheres.
Em suma: as mulheres estão cada vez mais empreendendo em negócios
rentáveis, gerando novos empregos, novas possibilidades de bons negócios
para movimentar a economia brasileira. E você pode ser a próxima!
fonte:
http://exame.abril.com.br/pme/noticias/2-exemplos-de-empreendedoras-brasileiras-de-sucesso
Suite 78