Empreendedorismo: Uma reflexão de coragem e ação



Estamos vivendo na Era da Informação, em que o impacto do desenvolvimento tecnológico, a intensa globalização da economia, as profundas transformações nas Organizações e o comportamento das pessoas têm gerado mudanças exponenciais nas relações de trabalho, sendo que o emprego passa a dar lugar a novas formas de participação e envolvimento. Diante disso, o mercado tem exigido mesmo para aqueles que vão ser empregados, um alto grau de empreendedorismo.

Mas afinal, o que é empreendedorismo?
Segundo o conceituado autor e professor titular da cadeira de empreendedorismo da escola de negócios HEC, de Montreal, Louis Jacques Filion “um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões”. Para o criador dos maiores programas de ensino empreendedorismo do Brasil, Fernando Dolabela, o empreendedor é uma pessoa que se dedica a atividades que geram riquezas, seja na transformação de conhecimentos em produtos ou serviços, na geração do próprio conhecimento ou inovação.
Quando analisamos estes dois conceitos, observamos que: o empreendedor nada mais é do que uma pessoa que define por si mesmo, ou por conta própria, o que vai fazer e em que contexto será feito. Dito de outra forma, o empreendedor ao definir o que vai fazer, ele passa a levar em consideração seus sonhos, anseios, preferências, inclusive o estilo de vida que quer ter. Logo, tal engajamento, leva ao empreendedor a dedicar-se intensamente aos seus projetos, já que seu trabalho se confunde com o prazer.

Então, o que te move? O que tem provocado um desejo intenso, uma paixão?
Muitos devem estar pensando sobre aquela ideia que insiste rodear a mente. Lembre-se que o verdadeiro empreendedor passa pelo mundo das ideias para transformar seus propósitos em realidade. Mas para o propósito tornar-se realidade, duas palavras são fundamentais: coragem e planejamento.
Nós precisamos exercer a coragem de iniciarmos a construção de nossa ideia; a coragem de persistir, ou seja, lidar com as adversidades do dia a dia do empreendimento, por meio de sacrifícios que muitas vezes são exigidos na vida profissional e pessoal; e coragem para evoluir, afinal, bons empreendedores sabem que, para sobreviver neste cenário competitivo, é preciso adotar novas práticas, produtos e serviços.
Mas não vamos a lugar nenhum se não planejamos a rota, ou seja, precisamos traçar muito bem onde estamos e onde queremos chegar. Para isso, condição fundamental a qualquer empreendedor é se autoconhecer buscando maximizar os pontos fortes e oportunidades, e minimizando seus pontos fracos e ameaças. São estratégias para alavancar o empreendimento ao mesmo tempo em que se projetam produtos e serviços para a sociedade, de forma que, aonde estejam, sejam lembrados como empresas que fazem a diferença.
Diante disso, desejo a todos a coragem e a persistência, a fim de tornar seu sonho em realidade. 

fonte:http://www.acritica.net/index.php?conteudo=Noticias&id=121851&edicao=1696



Suite 56