Estamos vivendo na Era da Informação, em
que o impacto do desenvolvimento tecnológico, a intensa globalização da
economia, as profundas transformações nas Organizações e o
comportamento das pessoas têm gerado mudanças exponenciais nas relações
de trabalho, sendo que o emprego passa a dar lugar a novas formas de
participação e envolvimento. Diante disso, o mercado tem exigido mesmo
para aqueles que vão ser empregados, um alto grau de empreendedorismo.
Mas afinal, o que é empreendedorismo?
Segundo o conceituado autor e professor
titular da cadeira de empreendedorismo da escola de negócios HEC, de
Montreal, Louis Jacques Filion “um empreendedor é uma pessoa que
imagina, desenvolve e realiza visões”. Para o criador dos maiores
programas de ensino empreendedorismo do Brasil, Fernando Dolabela, o
empreendedor é uma pessoa que se dedica a atividades que geram riquezas,
seja na transformação de conhecimentos em produtos ou serviços, na
geração do próprio conhecimento ou inovação.
Quando analisamos estes dois conceitos,
observamos que: o empreendedor nada mais é do que uma pessoa que define
por si mesmo, ou por conta própria, o que vai fazer e em que contexto
será feito. Dito de outra forma, o empreendedor ao definir o que vai
fazer, ele passa a levar em consideração seus sonhos, anseios,
preferências, inclusive o estilo de vida que quer ter. Logo, tal
engajamento, leva ao empreendedor a dedicar-se intensamente aos seus
projetos, já que seu trabalho se confunde com o prazer.
Então, o que te move? O que tem provocado um desejo intenso, uma paixão?
Muitos devem estar pensando sobre aquela
ideia que insiste rodear a mente. Lembre-se que o verdadeiro
empreendedor passa pelo mundo das ideias para transformar seus
propósitos em realidade. Mas para o propósito tornar-se realidade, duas
palavras são fundamentais: coragem e planejamento.
Nós precisamos exercer a coragem de
iniciarmos a construção de nossa ideia; a coragem de persistir, ou seja,
lidar com as adversidades do dia a dia do empreendimento, por meio de
sacrifícios que muitas vezes são exigidos na vida profissional e
pessoal; e coragem para evoluir, afinal, bons empreendedores sabem que,
para sobreviver neste cenário competitivo, é preciso adotar novas
práticas, produtos e serviços.
Mas não vamos a lugar nenhum se não
planejamos a rota, ou seja, precisamos traçar muito bem onde estamos e
onde queremos chegar. Para isso, condição fundamental a qualquer
empreendedor é se autoconhecer buscando maximizar os pontos fortes e
oportunidades, e minimizando seus pontos fracos e ameaças. São
estratégias para alavancar o empreendimento ao mesmo tempo em que se
projetam produtos e serviços para a sociedade, de forma que, aonde
estejam, sejam lembrados como empresas que fazem a diferença.
Diante disso, desejo a todos a coragem e a persistência, a fim de tornar seu sonho em realidade.
fonte:http://www.acritica.net/index.php?conteudo=Noticias&id=121851&edicao=1696
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