Maior feira de franquias do mundo recebeu mais de 60 mil visitantes com vontade de investir no próprio negócio -


Setor registrou crescimento de 11,9% em 2013 e organizadora seguiu otimista e previu para a sua feira, o movimento de mais de meio bilhão em negócios        


Estande da organizadora da feira, Associação Brasileira de Franchising (ABF) na 23ª edição da ABF Franchising Expo, que ocorreu entre os dias 04 e 07 de junho. (Foto: Rafael / Agência Tela)
Mais de 480 marcas expositoras dos mais diversos segmentos, tais como alimentação, cosméticos, ensino profissionalizante, entre outros, estiveram na 23ª edição da ABF Franchising Expo, evento promovido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e que ocorreu na capital paulista, entre os dias 04 e 07 de junho.
O público, cerca de 60 mil visitantes, foi formado por empresários, empreendedores e investidores, e segundo a opinião do diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo, esse movimento reforça o desejo que o brasileiro tem de investir no próprio negócio: “A ABF Franchising Expo é a principal referência do excelente momento do mercado de franquias no Brasil, além de ser uma ótima oportunidade para que o empreendedor encontre e conheça qual o negócio ideal para o seu perfil de atuação”.

Segundo levantamento da própria Associação, o setor faturou em 2013, R$ 115 bilhões, o que representa um crescimento de 11,9% em relação ao ano anterior, 2012. E mesmo com a previsão de 10% para 2014, menor comparando com 2013, Ricardo Camargo afirma que o setor de franquias representa o otimismo dentro da recente economia estagnada, pois a previsão do setor é superior à previsão do PIB deste ano, que mal chega a 2%, e isso ocorreu nos anos anteriores também, conforme ilustra o gráfico abaixo:

 
Gráfico extraído do material online do Guia de Franquias 2014/2015, editora Globo.

Franquia exige atenção redobrada
Mesmo com cenário favorável, franquia não é coisa para amadores e também não se trata de um “negócio sem risco”, como muitos pensam. O professor e coordenador de cursos do PROVAR (Programa de Administração do Varejo) da FIA (Fundação Instituto de Administração), Claudio Felisoni, lista cinco pontos essenciais para quem pensa em ser um franqueado:

1- Perfil: requer pessoa que não tenha medo de se aventurar num novo negócio;

2- Profissional: é preciso se preparar (não se pode agir de maneira amadora )pois os concorrentes estão cada vez mais se profissionalizando;

3- Análise: envolve decisão estratégica com análise cuidadosa dos investimentos, fluxo de caixa e taxa de retorno para evitar perdas;

4- Operação: é preciso saber se está comprando só uma marca ou uma operação; atenção para que o negócio seja completo para que dê certo;

5- Contrato: examinar a fundo o contrato para evitar surpresas desagradáveis e conversar com pessoas que tenham a mesma franquia.

 fonte:http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/maior-feira-de-franquias-do-mundo-recebeu-mais-de-60-mil-visitantes-com-vontade-de-investir-no-proprio-negocio/89036/