Ter o próprio negócio: ilusão e realidade.

A diferença entre a ilusão e a realidade que envolvem a administração de um negócio próprio e os desafios que serão enfrentados nessa arriscada e fascinante jornada do empreendedorismo.

 


 

Se seu sonho é ter seu próprio negócio a realidade pode ser frustrante se você estiver com falsas ilusões que podem transformar seu sonho em pesadelo. Conheça qual a verdade nua e crua e se prepare para superar todas as dificuldades, aprender com elas e se tornar um empreendedor de sucesso!
Algumas ilusões e a realidade para a qual você deve estar preparado para que quando surgirem as dificuldades e imprevistos você já tenha se planejado de maneira segura, eficaz e esteja pronto para superá-las:
Ilusão: - Quero ter meu próprio negócio porque não quero ter chefe e poder fazer meus próprios horários.
Realidade: Esteja preparado para ter muitos, muitos chefes: seus clientes, gerentes de banco (caso necessite de empréstimos e financiamentos) alguns fornecedores que, se forem muito bons, serão concorridíssimos e você vai ter que se adequar a eles, enfim, você vai ter que desenvolver uma enorme habilidade para lidar com todos os seus possíveis chefes inclusive seus próprios colaboradores que são seres humanos com necessidades a serem supridas. O seu pior chefe será seu cliente pois ele nunca te dará uma segunda chance de errar. O cliente é quem manda: ele demite quando quer, ele quem escolhe o melhor lugar, o que comprar ou qual o serviço mais adequado. Ele é o chefe mais exigente e menos tolerante que você terá.
Ilusão: - Vou ganhar muito mais do que com um salário fixo, registrado.
Realidade: Um investimento demora alguns meses ou até anos para dar retorno. Esteja disposto a ganhar menos e trabalhar mais. Algumas despesas como alimentação, transporte, INSS, FGTS, férias, 13º salário, enfim tudo o que era responsabilidade da empresa agora é sua responsabilidade e o valor líquido que sobrar pode ser bem inferior ao esperado. No início você terá que suprimir algum lucro para conquistar uma boa cartela de clientes e isso resulta em um faturamento líquido pouco satisfatório. Quando fizer planejamento das despesas esteja preparado para o valor dobrar. Existem pequenas despesas que não são contabilizadas e no montante final podem dobrar o valor previsto de início sem contar os imprevistos. Você vai ver que as despesas chegam rapidamente e não esperam e é difícil conquistar clientes e qualificar uma equipe tão rápido quanto seu financeiro exige. Vai sentir saudades do seu salário fixo.
Ilusão: - Posso trabalhar menos afinal sou eu quem manda!
Realidade: Se você for o feliz sujeito que é dono de uma fonte inesgotável de renda e não depende dos resultados para sobreviver e continuar no mercado pode até ser assim. Ninguém vai fazer um roteiro pra você seguir. Você vai ter que ser o financeiro, o marketing, o recursos humanos, o relações públicas, gerente de vendas, vendedor, enfim, todas as funções virão até você. Se o negócio for pequeno e você trabalhar sozinho no início tudo será por sua conta. Se tiver algum colaborador a iniciativa e também a palavra final é sua e acredite muitas vezes você vai desejar que não fosse assim. Se você acertar ninguém vai te elogiar e se errar quem terá que conviver com os próprios erros por muito tempo será você. Vai ter que saber desempenhar bem todas essas funções e se dividir em mil porque coisas inesperadas acontecerão todos os dias e como tudo vai cair em cima de você é sua responsabilidade fazer com que as coisas funcionem porque se não funcionarem o prejuízo é todo e só seu. Esqueça falta de preocupações! Existirão pessoas que dependem de você e estão sob sua responsabilidade.
Ilusão: - Minha rotina será tranqüila e terei mais tempo livre
Realidade: - Você será sempre o primeiro que entra e o último que sai porque vai perceber que muitas coisas você terá que planejar e conversar muito até conseguir explicar qual o caminho e em situações onde é preciso resultados imediatos é melhor você mesmo fazer. Você terá que planejar estratégias e vendê-las para sua equipe, ou seja, fazer com que seus colaboradores usem essas estratégias e todos os recursos disponíveis auxiliando esse time chamado sua empresa á vencer o que pode ser desgastante e frustrante porque se o resultado não for o esperado os prejuízos são grandes uma vez que os clientes e as despesas não esperam as pessoas estarem qualificadas. Você terá que ser exemplo de trabalho e persistência: o melhor ensinamento ainda é através do exemplo. Terá que ser sempre o que mais se esforça, o mais motivado. Esqueça 30 dias de férias corridos. Em situações de emergência, melhorias, expansão dos negócios enfim, qualquer coisa fora do comum irá sacrificar também os seus finais de semana.
Ilusão: - Vou ter um grande capital e uma aposentadoria confortável
Realidade:- Não existem garantias. Negócios envolvem riscos. Você pode ganhar muito hoje e perder tudo amanhã. Suas decisões diárias é quem decidem se o negócio irá falir ou prosperar. Na verdade tudo dependerá de você e de sua capacidade de gerenciar pessoas e suas próprias emoções e medos e claro de sua capacidade de se auto motivar pois você ouvirá muitos comentários desanimadores mas será você quem terá que motivar uma equipe, um colaborador e principalmente você mesmo. Não terá ninguém pra te motivar a não ser você mesmo! Se quiser crescer todo o capital que entrar deve ser investido em melhorias na própria empresa.
Bem, a essa altura você deve estar pensando: que artigo pessimista, então não compensa ter o próprio negócio? Claro que compensa!
Se você gosta de desafio, de superar dificuldades, de aprender, de se arriscar, de se superar a cada dia, se você tem espírito empreendedor, se sabe ser líder e principalmente servir, se reconhece em seu cliente o seu principal investimento você está no caminho certo.
Empreender é maravilhoso e pode ser muito recompensador tanto emocional quanto financeiramente mas deve ser pelos motivos certos ou seja encantar e satisfazer seu cliente, superar desafios, aprender, descobrir novos caminhos e novas possibilidades, enfim, muito planejamento, disposição e pé no chão.
Que seu negócio seja o reflexo de uma personalidade de fé, entusiasmo e amor pelo que faz, pelos seus clientes e pela sua equipe! Muito sucesso á você e que se multipliquem os seus dons, seu capital e sua vontade de seguir sempre em frente e de se superar a cada dia, que seus métodos se tornem a cada dia, mais e mais eficazes e que sua vida reflita o sucesso em todas as áreas trazendo paz, alegria e felicidade e muitas realizações tornando sua realidade superior aos seus sonhos!
 
E-Commerce