Quais os pre-requisitos para empreender?

 

Uma breve reflexão sobre os atributos que distinguem um empreendedor profissional de um amador. Quais as características, etapas e atividades necessárias para a formação de empreendedor de sucesso.

 

 

Empreender não é uma questão de vontade, apenas. Querer é fundamental, mas é preciso um pouco mais do que isso. Para empreender é preciso ter perfil, o qual, ao contrário do que muitos pensam, não está relacionado a ter vontade de GANHAR DINHEIRO. Querer empreender é um sentimento que muitos têm porque pensam que o retorno financeiro está intrínseco a esta atividade, mas os empreendedores de sucesso são movidos por outros sentimentos além da ambição.
O empreendedorismo é um misto de um desejo de sucesso profissional com a paixão por uma área técnica. Em geral o empreendedor especializa-se profundamente em uma área do saber e adquire grande conhecimento sobre um setor da economia, um tipo de empresa. Decorrente do elevado nível de especialização e conhecimento técnico que acumula, desenvolve produtos ou serviços diferenciados e com uma proposta de valor acima da média.
O empreendedorismo é acompanhado de uma capacidade ímpar de dedicar-se a um tipo de negócio, aprofundando-se, cada vez mais, em todas as suas etapas e processos. Ao mesmo tempo, deve ser acompanhado por uma capacidade de desprendimento do próprio sonho, na medida em que o mesmo não mostrar-se viável ou lucrativo. O empreendedor de sucesso é como um jogador profissional, o qual envolve-se profundamente nas partidas que pretende disputar, mas nunca a ponto de perder a lucidez e a capacidade de avaliar os riscos aos quais está submetendo-se.
Além de precisar possuir os atributos comportamentais e o conhecimento do ramo no qual escolheu atuar, precisa ter conhecimento técnico relacionado à gestão, conhecimento este que é, muitas vezes, adquirido ao longo da estrada. Muitos empreendedores buscam soluções para este gargalo nos lugares errados. Pensam que o conhecimento sobre o negócio poderá vir dos bancos de escolas e faculdades e acabam frustrando-se quando, ao final de um curso superior, não encontram o que procuravam. As faculdades podem ajudar a organizar as informações e estruturar o conhecimento, mas não proporcionam, nem de longe, o encontro da teoria com a prática no tempo e com a intensidade que o empreendedor procura. Desta forma, ele acaba saindo de um curso de longa duração com um sentimento de frustação e decepção. Este conhecimento será adquirido ao longo da jornada, fruto de elevada capacidade de aprendizado autodidata, de acordo com os problemas e desafios que surgirem.
Não é de se espantar que sejam tão poucos os empreendedores profissionais no mercado. Com tantas exigências e pré-requisitos, poucos são os candidatos que conseguem sobreviver a este longo e penoso processo. É preciso haver o encontro de muitas variáveis, dentre elas: perfil, paixão pelo ramo de atuação, conhecimento técnico em gestão e, por último, mas não menos importante, uma dose de oportunidade ou porque não dizer, sorte. A sorte faz parte do processo, mas não deve ser considerada como um atributo, na medida em que não está sob o controle do empreendedor e, por isso, não pode ser desenvolvida ou aperfeiçoada.
De qualquer forma, se você gosta do tema e pensa em empreender, lembre-se: a maior parte dos atributos dependem de você, contanto que tenha o perfil adequado. Prepare-se com afinco, não preocupe-se com o retorno financeiro a curto prazo e procure cercar-se de pessoas muito competentes e confiáveis. O restante será uma consequência natural deste processo.
Se você gostou deste artigo, sinta-se à vontade para comentar, avaliar e compartilhar.
fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/quais-os-pre-requisitos-para-empreender/84014/

E-Commerce