Mulheres estão à frente de 45% das pequenas e médias empresas no País.

 

 

 

Cerca de 45% das pequenas e médias empresas no País são comandadas por mulheres. O peso da mão feminina nos negócios levou a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) a criar o Conselho da Mulher Empresária.
Antenor Barros Leal, presidente da ACRJ, lembra que a cada dia 40 novas mulheres passam a integrar a rede Mulher Empreendedora, que hoje já conta com mais de 55 mil envolvidas e funciona como uma plataforma interativa que permite a troca de experiências.
Para Barros Leal, a criação do conselho irá contribuir para a participação efetiva da mulher no empreendedorismo, buscando ampliar o seu espaço nos debates e decisões das atividades empresariais.
“Ninguém imaginava, em 1950, que a mulher assumiria papel de destaque na economia, como tem hoje. Isso deve ser respeitado, valorizado e incentivado. A criação do conselho contribui para a participação efetiva da mulher no mercado empreendedor, buscando ampliar o seu espaço nos debates e decisões das atividades empresariais”, diz Leal.
Outra iniciativa com foco no segmento foi o prêmio criado pela joalheria Cartier, o Women's Initiative Awards, para mulheres empreendedoras que comandem projetos com potencial de crescimento para os próximos anos. As inscrições podem ser feitas pelo site até o dia 27 de fevereiro.
Segundo a empresa, os projetos (negócios) a serem inscritos devem ter fins lucrativos, serem criativos, estarem em fase inicial (de um a três anos de atividade) e, claro, serem comandados por mulheres. Iniciativas de qualquer setor podem participar da competição.
Nas últimas edições do evento, negócios das áreas de moda, saúde, viagens, consultorias, indústria alimentícia e mercado financeiro foram contemplados. No ano passado, uma brasileira, pela primeira vez, venceu a competição. Bel Pesce, de 26 anos, autora do livro A Menina do Vale, foi a campeã entre as candidatas da América Latina, com seu projeto FazINOVA, uma escola de empreendedorismo, inovação e networking que oferece cursos online sem custo sobre empreendedorismo.
De acordo com o regulamento, serão selecionadas 18 finalistas na primeira etapa, que terão o direito de ir à França para uma semana de atividades que inclui a apresentação dos trabalhos para o júri, workshops de empreendedorismo e a participação no Global Meeting do Women’s Forum. As seis contempladas com o prêmio um financiamento de US$ 20 mil.
"Qualquer iniciativa é importante. Ajuda a estimular a criatividade e renova o fôlego para novos investimentos. Para quem está começando, é extremamente relevante ter ações que ajudam a traçar rotas".

fonte: http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=185402
 
E-Commerce