De um empregado padrão a um patrão de visão. Entenda quais são os principais itens para se tornar um empreendedor de sucesso.

 

 

Atitude, visão e persistência devem ser as características chave para quem quer prosperar com um negócio próprio
 
Começar do zero para se tornar um empreendedor para muitos profissionais é começar por baixo ou de forma humilhante, mas para a maioria dos empregados brasileiros é um sonho de realização profissional longe da realidade. Para André Miotto, consultor de negócios e sócio-diretor da AMX Soluções em Gestão Integrada, funcionários querem se tornar empreendedores e serem proprietários de empresas, porém se sentem inseguros ao pensar na possibilidade de ter um negócio próprio, por ainda pensarem como assalariados.
 
Maturidade profissional e o conhecimento da área de atuação não são suficientes para ser dono de uma empresa de sucesso, segundo o especialista. “Os principais diferenciais de competitividade das empresas são a qualidade no atendimento e no produto ofertado, ser vanguardista nos lançamentos, bons relacionamentos tanto com funcionários quanto com o mercado, entender as necessidades subjetivas dos clientes e ter ainda a capacidade de proporcionar uma boa experiência. As características para quem quer prosperar devem ser atitude, visão e persistência”, explica Miotto.
 
Alcides Braga, sócio-diretor da Truckvan, empresa líder brasileira no mercado de solução sobre rodas, começou como office-boy e se tornou um dos empresários mais respeitados no ramo em que atua, mas para isso enfrentou dificuldades ao mudar de gerente de operações para se tornar proprietário de empresa. “O principal choque é você se deparar com o universo de situações que uma empresa gera, tem que aprender a deixar de lado a ideia de que pessoas te auxiliarão para, então, entender que tudo depende de você. Quando eu abri meu negócio passei a cuidar do financeiro, comercial, atendimento de fiscalização, contas e compras”, lembra.
 
Para Miotto, a história do fundador da Truckvan ilustra que para se ter a visão necessária para se tornar um empreendedor é preciso conhecer desde as ações simples até as mais complexas, além de sair da teoria. “Facilita no empreendedorismo o conhecimento que o profissional já possui do negócio, como a noção do perfil ao atendimento ao cliente, mercado, sazonalidades, pontos fracos e fortes do mercado e dos concorrentes, tempo projetado de retornos, nichos que poucos atuam, diferenciais, entre outros”.
 
Outra profissionalização essencial, tanto para o dono como para toda a empresa, é a capacitação na liderança e gestão de planejamento, controles, processos e pessoas para desta forma buscar orientação assertiva, o que aumenta as chances de sucesso da empresa.
 
fonte: http://www.segs.com.br/seguros/26973-de-um-empregado-padrao-a-um-patrao-de-visao-entenda-quais-sao-os-principais-itens-para-se-tornar-um-empreendedor-de-sucesso.html

E-Commerce