OPINIÃO

Como se tornar um franqueado de sucesso



Hoje, muitos brasileiros estão investindo em negócios próprios que exigem dedicação e um investimento elevado. Só que nem todas as pessoas são empreendedoras e possuem capacitação profissional para garantir o sucesso do negócio. Existem diversas maneiras de se abrir um negócio, pode ser algo inovador, inexistente no mercado ou uma franquia de sucesso.

A procura por lojas de franquias tem crescido significativamente. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), no ano de 2013 houve um aumento de 11% dos negócios, com um faturamento bruto de mais de R$ 15 bilhões.

Sem dúvida, abrir uma franquia de sucesso é hoje uma das grandes chances do negócio prosperar, para isso basta estudar com cuidado cada proposta, além de conferir os resultados de outras lojas da rede que já estejam em atividade. Pois assim a escolha será feita de uma maneira segura e determinante.

Toda essa pesquisa deve ser feita passo a passo, de maneira cautelosa para que não aja qualquer erro. O primeiro passo é estar ciente dos seus objetivos e saber qual o tipo de franquia (educação, alimentação, entretenimento) você mais se identifica. Traçando primeiramente o seu perfil, a escolha da marca se torna muito mais fácil.

As franquias possuem inúmeros benefícios, como contar com o apoio e treinamento do proprietário e um planejamento que já é feito previamente sobre as despesas iniciais, os gastos com obras e divulgação da marca. Além do mais é a empresa franqueadora que faz toda a pesquisa de mercado para verificar seu o negócio é viável no local escolhido, se possui público alvo e concorrência, dentre outros pontos.

Porém, em uma nova franquia, nem tudo são flores. Treinamento rígido, burocracias e organização pessoal serão fortemente requeridos, pois o franqueado fará parte de uma empresa de porte, em que regras e normas são preponderantes. Pegar carona numa grande marca para obter uma fatia de seus lucros parece uma idéia muito atrativa, entretanto deve-se lembrar que no pacote virão direitos e deveres.

É importante lembrar também que mensalmente existe um valor gasto com publicidade e propaganda, que geralmente é feito mediante pagamento de uma parcela fixada pela franqueadora, além também da taxa mensal sobre o faturamento a título de royalties, ou direito de exploração da marca e claro quanto mais a marca é conhecida, maior é esta taxa.

Outro ponto importante é a negociação do contrato. É importante verificar algumas prioridades no contrato como: investimento, concorrência, royalties e publicidade. Todos são pontos importantíssimos que devem ser verificados minuciosamente no contrato.

Todas essas verificações devem ser feitas para abaixar a quantidade de riscos que diz respeito a franquias. Não seria interessante investir tanto em um negócio e o ver morrer em menos de cinco anos. Aos marinheiros de primeira viagem é bom lembrar que mesmo com propostas tentadoras é necessário analisar cada caso, cada risco e cada vantagem devem ser estudados com muito cuidado.

Ter uma franquia de sucesso não depende apenas da marca, mas também da vontade de cada um de alcançar o sucesso, sendo o melhor sempre e não apenas ser mais um dentre os tantos franqueados existentes no Brasil.



Fábio Ramos
Presidente da SNC (Sports Nutrition Certer).
www.sncshop.com.br

FONTE: http://www.monitormercantil.com.br/index.php?pagina=Noticias&Noticia=151799&Categoria=OPINI%C3%83O


New Page 1

3484 acessos