Empreendedorismo: 7 dicas para sua empresa dar certo

“Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem” Peter Drucker


por Rafael Ivanhes



Ter o negócio próprio é o sonho e a vontade de um grande número de pessoas e para que se conquiste o sucesso almejado requer muito esforço, planejamento e garra. Uma das cenas que mais se repetem no mercado é aquela pessoa que é demitida ou se desliga da empresa e num piscar de olhos pensam encontrar a solução de suas vidas: abrir seu próprio negócio. Empreender é maravilhoso, mas pode ser um desastre na sua vida se não fizer da forma certa.

Certa vez teve um empresário de um restaurante que eu fui na inauguração e durante nossa conversa sobre no novo empreendimento ele me disse que por ter negócio próprio ele achava até que ia voltar ter cabelos. Pensei no mesmo momento: vai ser difícil esse restaurante dar certo com esse pensamento de achar que negócio próprio é muito fácil de lidar, tem mais tempo livre, entre outros. Mera ilusão. Depois de pouco mais de um ano ele fechou o restaurante e voltou a trabalhar no ramo em que atuava anteriormente. Empreender nos faz trabalhar ainda mais do que em cargos nas empresas. O objetivo não é te desmotivar e sim mostrar a grande realidade do mercado para que você chegue onde quer chegar com os “pés no chão”.
Amor pelo que faz – inúmeras pesquisas já comprovaram que tudo que amamos e temos prazer em fazer, nós fazemos melhor. Se está planejando abrir seu negócio ou melhorar o que já tem faça primeiramente com amor, como se fosse um filho. Cuide, alimente e proteja.
Não faça somente pelo dinheiro – conheço diversos empresários que não são ricos, mas fazem seus produtos e serviços impecavelmente e são plenamente satisfeitos com suas vidas empreendedoras. Nem sempre a grandeza nos ganhos é o que atrai e faz bons empreendedores, mas isso varia de acordo com seus objetivos.
Disposição e horários - você está disposto a trabalhar 10, 12, 14 horas por dia e finais de semana, feriados, se preciso? Diversos dos maiores empresários de sucesso sempre vão além e se dedicam arduamente para que seu negócio tenha absoluto sucesso. Desconheço áreas de atuação que não precisem de muita dedicação para dar certo.
Planejamento estratégico bem elaborado – planejar é a tarefa mais importante para o empreendedor manter sua empresa viva. Definir o que quando, porque, para quem, planejar todos os custos de abertura, fixos e variáveis. Faça um planejamento realista e se necessário contrate um consultor ou quem realmente entenda do assunto.
Mundo virtual – estar presente nas redes sociais, ter um site com boa navegabilidade e informações precisas sobre sua empresa e produtos/serviços te colocará a frente de muitas outras empresas. Nesse quesito também entra a agilidade de resposta para seus clientes.
Sistema, controles e financeiro – o sistema para controle eficaz de mercadorias, banco de dados, entradas e saídas, controle de caixa, capital de giro, entre outros, vão lhe ajudar a ter uma posição em tempo real de como sua empresa está andando, extremamente fundamental para saber o que deve ser feito de um ponto em diante.
Equipe – As pessoas que você recrutou para trabalhar para você em sua empresa devem ser as melhores, atender os objetivos e estarem alinhados com o que sua empresa busca. Treinamentos constantes são de grande valia para manter sua equipe sempre preparada.
Outras dicas que poderia lhe dar que vão trazer resultados são: cuidado nas escolhas dos sócios, tipos de tributações, tenha um escritório de contabilidade competente, localização da empresa e o prédio, estudar e manter-se informado sobre seu mercado de atuação, cuidado com as emoções e tenha equilíbrio nas decisões, fique atento as mudanças e as oportunidades, não tenha medo de fracassar, não se precipite, tenha paciência, e mais uma vez: ame o que o você faz!
FONTE: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/empreendedorismo-7-dicas-para-sua-empresa-dar-certo/77375/

E-Commerce