Localização é chave para atrair consumidores

Falhas na escolha do ponto para instalar o comércio compromete o êxito do empreendimento


Apenas a dedicação do dono e o conhecimento sobre o negócio são mais importantes para a franquia do que a escolha do ponto de instalação. De nada adianta investir em design interno, treinar e uniformizar os funcionários se o público não tiver acesso fácil à loja. A presença em shopping center, por exemplo, não garante boa visibilidade. "O empresário tem de evitar locais com poucas vitrines, frente pequena e pontos cegos, como imóveis atrás de colunas ou escadas", recomenda André Friedheim, sócio-diretor da consultoria Francap.
Encontrar o ponto ideal exige boa dose de paciência. Luciano Guimarães, franqueado da rede Poderoso Timão viveu na pele a dificuldade para instalar uma de suas lojas na Rua Augusta.  "Todos os dias eu andava a Augusta de ponta a ponta procurando o local ideal. Um dia encontrei."

Para tomar a decisão correta, Guimarães observou o público que frequenta a região - com alto fluxo de pessoas - e buscou a loja com maior potencial para geração de receita. O empresário fez exatamente o que é recomendado pelo diretor internacional da Global Franchise, Wagner Almeida. "Um erro muito comum é o de não avaliar o público-alvo e a concorrência existente", aponta.

Para operar com lojas de rua, é importante, de acordo com Guimarães, conhecer, além do público, o perfil das empresas instadas na região, os horários de funcionamento e os picos para atendimento. "E, é claro, conhecer bem a concorrência", afirma.

Além de shopping centers e ruas, Almeida, da Global Franchise, recomenda a análise de pontos em hipermercados, alternativa surgida nos últimos anos, mas que tem garantido bom retorno às franquias. "Os valores de locação são bem interessantes e, dependendo do fluxo de pessoas, a relação custo-benefício é ótima."

Ele também enxerga bons negócios nas galerias, especialmente as localizadas em ruas de grande tráfego de pessoas. Esses locais diferem-se dos shopping centers principalmente pelo regime de funcionamento. "A maioria trabalha de segunda-feira a sexta-feira, em horário comercial, e aos sábados em meio período", comenta.

Para os especialistas, cada alternativa tem suas peculiaridades. Por isso, a pesquisa é importante antes de definir a instalação da loja. O ponto deve ter conexão ainda com o plano de negócios e com a disponibilidade de horário do empreendedor. Estar dentro de um shopping pode parecer a melhor opção, principalmente pelo hábito do consumidor em frequentar esses centros. Mas o fato de manter a equipe no atendimento de domingo a domingo amplia os custos.

Outra questão que deve ser analisada, de acordo com o Sebrae, é o plano de expansão da franqueadora. O ponto é aprovado pela detentora da marca e precisa, obrigatoriamente, estar em área prevista em seus projetos. Geralmente os franqueadores assessoram os parceiros na procura. Quando isto não acontece, é recomendável buscar orientação. O Sebrae presta consultoria gratuita.


fonte:http://www.dci.com.br/especial/localizacao-e-chave-para-atrair-consumidores-id398106.html