8 fatores para construir uma franquia de sucesso


Modelo de negócio atrativo e sustentável é um dos pilares fundamentais

Editado por Priscila Zuini - portal EXAME


Respondido por Lyana Bittencourt, especialista em franquias


Como atuamos no mercado de consultoria com especialização em franquias há muitos anos, as pessoas costumam nos procurar para perguntar o que é importante para levar uma rede ao sucesso. Nossa experiência nos ensinou que há 8 pontos valiosos para quem deseja chegar lá através de um crescimento saudável. São eles:
1. Modelo de negócio atrativo e sustentável: o modelo definido para expansão precisa trazer diferenciais competitivos. Cabe uma reflexão fundamental por parte do empresário: será que a marca efetivamente tem algo diferente para apresentar ao mercado?
2. Parceria ganha-ganha: o foco do franqueador deve estar em criar condições para que o franqueado tenha ganhos atrativos. Franqueado feliz, franqueador também.
3. Estrutura para expansão: pensar somente na velocidade de expansão, sem planejar a estrutura necessária para dar o suporte adequado à rede, é um erro que pode trazer graves consequências, e pode ser uma ameaça ao crescimento sustentável.
4. Ferramentas de gestão: ter um software de gestão que dê condições de acompanhar os resultados da rede é básico e fundamental. Outras ferramentas, como checklists de visitas e mapa de indicadores de performance das unidades, também precisam ser desenvolvidas.
5. Seleção criteriosa de franqueados: selecionar criteriosamente estes parceiros, que passarão a fazer parte do dia-a-dia da rede, pode significar um relacionamento mais saudável e construtivo.
6. Qualidade do relacionamento: diferente do que acontece na gestão de filiais, em franquias estamos falando de parceiros. É um relacionamento mais motivacional, de engajamento das pessoas para um objetivo comum.
7. Programas periódicos de capacitação e reciclagem: não basta treinar uma vez só e achar que tudo continuará caminhando bem. É preciso ter foco na capacitação constante da rede. É isto que garantirá maior padronização e nível elevado de serviço.
8. Inovação permanente: é uma das melhores formas de manter o franqueado na rede, proporcionando novidades e mantendo o negócio competitivo, gerando uma condição superior em que ele, sozinho, não teria condições de fazer. Isto gera uma interdependência saudável.
Lyana Bittencourt é especialista em franchising e diretora de Marketing e Desenvolvimento do Grupo Bittencourt.
FONTEhttp://exame.abril.com.br/pme/noticias/8-fatores-para-construir-uma-franquia-de-sucesso


Suite 54