Especialista mostra cuidados antes de escolher uma franquia


Abrir um negócio próprio exige uma série de cuidados, mesmo quando se trata de franquia.

ALMIR RIZZATTO NOTÍCIAS - DEMAIS



Apesar deste sistema normalmente envolver uma marca já conhecida no mercado, o sucesso do empreendimento depende de alguns cuidados antes mesmo de assinar o contrato.
“É uma decisão que deve ser tomada com cuidado. Antes de escolher o setor, é preciso se questionar: ‘Eu quero trabalhar com isso nos próximos 10, 15 anos?’”, ressalta Romerio Souza.

O especialista listou 6 cuidados que os empreendedores devem ter antes de escolher a franquia:

1 – Faça uma auto avaliação: será que você tem perfil para ser franqueado? Quais são suas habilidades, suas preferências, o que gosta (e não gosta) de fazer? “A decisão não deve ser balizada apenas por dinheiro. A franquia é uma ótima oportunidade de fazer aquilo que se gosta. Às vezes, a pessoa escolhe a faculdade errada, mas, num negócio ela pode ser seu próprio patrão e ser feliz, fazendo o que gosta. Assim, não será um trabalho, mas um prazer.” Assim como em qualquer negócio, ter noções de gestão de pessoas e finanças também é importante ao adquirir uma franquia. Caso não tenha, procure cursos nessas áreas.

2 – Valide sua ideia com a família: a decisão não é individual, pois vai exigir dedicação e um tempo de trabalho provavelmente maior do que o que você tinha como funcionário. Inclusive aos finais de semana em alguns casos. “É muito importante ter o apoio da família para uma decisão deste porte.”

3 – Faça uma análise financeira: é fundamental ter noção que uma franquia é um projeto de médio a longo prazo. Em média, leva-se 12 meses para ter um faturamento adequado. “Por isso, não coloque todo o seu dinheiro no negócio. Invista 50% do seu capital, até para ter um plano de contingência pessoal, se necessário. A falta de capital é o principal fator das empresas fecharem. Se tem dinheiro, é possível segurar o negócio até ele se estabilizar.”

4 – Identifique os segmentos mais adequados: dê preferência para segmentos consolidados, maduros, como alimentação, vestuário e serviços.  “De repente, você até gosta do setor e tem dinheiro para investir, mas ele está em baixa ou sofre com crises econômicas.”

5 – Cuidado ao selecionar a franquia: o fator mais importante de uma franquia é a experiência, o know how. Analise isso com atenção, veja qual é a experiência do franqueador, quantas lojas ele tem, quantas franquias abriu nos últimos meses, qual o plano de expansão, etc. “Desconfie se for uma projeção exagerada. O plano tem que ser condizente com a estrutura.” Outra dica é conversar com franqueados de sucesso.

6 – Atente-se para as questões jurídicas: nunca assine um contrato se algo não ficou claro para você, pois é um projeto de vida. Recorra a uma consultoria especializada, por exemplo, para sanar eventuais dúvidas e analisar cláusula por cláusula, inclusive a de rescisão. “Há casos em que pedem dois imóveis como garantia, além de multas enormes em caso de rescisão, o que é abusivo.”

Romerio Souza afirma que, seguindo esses passos, as chances de ter sucesso aumentam consideravelmente. “É inegável que a franquia é um ótimo negócio, movimenta milhões no Brasil, mas, como em qualquer empreendimento, alguns cuidados devem ser tomados. Compre com a cabeça e com o coração. Ele tem que palpitar na hora que você fizer a escolha. Mas não se deixe levar só pela emoção. Equilíbrio é a palavra-chave”.

http://www.segs.com.br/demais-noticias