Empreendedorismo: Oportunidade ou ciclo vicioso?

 

Atualmente, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e na busca de se diferenciar nesse competitivo mercado as empresas apostam as suas fichas em profissionais cada vez mais capacitados. E essa capacitação profissional está alinhada tanto a uma excelente formação acadêmica quanto a uma experiência de mercado que o candidato possa ter.
Diante desta ‘problemática’ os profissionais procuram fazer cursos de pós – graduações (MBAs), curso de idiomas, cursos de extensão, etc. Em outras palavras, os profissionais se utilizam de todos essas especializações para ter uma ‘bagagem’ e assim possam competir no mercado de trabalho.

Em contraste, muitos desses profissionais encontram dificuldades em se aperfeiçoar, e assim buscam sanar esse problema abrindo o seu próprio negócio. Muitos desses empreendimentos são abertos por jovens de aproximadamente 19 a 26 anos. É diante deste cenário que muitos especialistas e teóricos do tema são unânimes em afirmar que o empreendedor que está surgindo no mercado é o empreendedor por oportunidade.
Diante desta hipótese nos deparamos que o profissional do século XXI passa por um complexo ciclo vicioso, onde as dificuldades que ele encontra na busca de um emprego fazem com que ele abra o seu próprio negócio.
Na faculdade converso com várias pessoas, e escuto vários relatos de pessoas que ainda não sabem o que querem do curso, ou não sabem qual a carreira que seguir. Como sempre, as pessoas colcam suas desculpas (convincentes e não convicentes) para não estudarem ou se aperfeiçoarem não para a carreira profissonal, mas para a vida.  
Nos corredores da faculdade me pergunto: "Será que esses alunos vão ser empreendedores por necessidade ou por oportunidade?"  "Será que a falta de fazer um especialização poderá torná-los reféns do mercado de trabalho?"
fonte:http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/empreendedorismo-oportunidade-ou-ciclo-vicioso/79316/

E-Commerce