Como fazer seu negocio virtual prosperar? 



Muito se tem ouvido falar de startup, negócios milionários de internet, geeks, nerds, inovação, empreendedorismo, pitch de ideias. Muitos sonham em ter seu negocio próprio e ficar milionários rapidamente. 

Quem são eles?Qual o perfil destes jovens empreendedores no Brasil? 

- Maioria homem. 
- Idade de 18 a 34 anos 
- Se concentram nas cidades de São Paulo,Minas Gerais e Rio de Janeiro. 
- Tem educação superior e cursou ciências da computação, engenharia ou administração. 
- Criou sua primeira empresa ainda na faculdade. 
- Fala inglês. 
- Já teve emprego tradicional mas nunca ficou muito tempo neles. 
- Adora a flexibilidade de horário no trabalho e prefere a produtividade. 
- São motivados pelos desafios. 
- Propõem grandes soluções para grandes problemas. 
- Gostam de impactar a vida das pessoas com ideias inovadoras que contribua com a sociedade. 
- Não costumam deter a informação: são mais abertos a captarem e distribuírem informações para todo mundo. 
- Dominam tecnologias: são pioneiros em negócios tecnológicos, principalmente os que envolvem a internet. 

Em pesquisa SEBRAE apurou as taxas de mortalidade de empresas no Brasil, a partir de dados de amostras de empresas constituídas e registradas nas Juntas Comerciais Estaduais nos anos de 2000, 2001e 2002. 

O levantamento das taxas de mortalidade em % revelou dados alarmantes: 

49,9% das empresas encerraram as atividades com até 2 anos de existência;56,4% com até 3 anos;59,9% com até 4 anos. 

Algumas causas são apontadas nas falhas dos negócios segundo citado Chiavenato (2008, p. 15) : 


Inexperiência- 72 % 

Incompetência do empreendedor 

Falta de Experiência de campo 

Falta de experiência profissional 

Experiência desequilibrada 

Fatores econômicos - 20 % 

Lucros insuficientes 

Juros elevados 

Perda de mercado 

Mercado consumidor restrito 

Nenhuma viabilidade futura 

Vendas Insuficientes - 11 % 

Fraca competitividade 

Recessão econômica 

Vendas Insuficientes 

Dificuldade de estoques 

Despesas excessivas - 8 % 

Dividas e cargas demasiadas 

Despesas operacionais 

Outras causas – 3 % 

Negligencia 

Capital insuficiente 

Clientes insatisfeitos 

Fraudes 

Ativos insuficientes 

Fonte: Chiavenato (2008, p.15) 


No meio que trabalho na criação de negócios virtuais, já vi muitos negócios afundarem rapidamente, e vi muitos prosperarem.Qual é o segredo?Basta apenas uma boa ideia? 

Estudo feito pelo SEBRAE (2004) apontou varias causas que levaram ao fechamento de empresas no Brasil, evidenciando que um dos principais fatores que tem contribuído para essa situação é a falta de capital de giro (51% das respostas), vindo na sequencia a elevada carga tributária (34%), fator apontado em outras pesquisas correlatas do SEBRAE. 

Esta semana recebemos em Londrina Maria Rita S. Bueno a diretora executiva do grupo Anjos do Brasil que ministrou uma palestra sobre Investimento Anjos no Brasil que foi organizada pelo movimento Startup Londrina e contou com a participação de empresários e instituições importantes de Londrina e Região. 


 A Anjos do Brasil é uma organização sem fins lucrativos que apoia os empreendedores na busca de investimento anjo para seus negócios de varias formas. 

Entrevistamos Maria Rita e pedimos algumas dicas para quem tem uma startup e deseja alavancar seu negocio: 

Como funciona o investimento anjo? 

O Investimento Anjo é um aporte de capital efetivado por uma pessoa física (investidor anjo) associado a apoio estratégico para o empreendedor e sua empresa, prestando orientação, compartilhamento de sua experiência e conhecimento para aumentar as chances de sucesso do negócio e acelerando seu crescimento. 

Qual o perfil do empreendedor que procura investimento anjo? 

Deve ser um empreendedor que tenha um negócio com alto potencial de crescimento, seja escalável, isto é, possa crescer sem depender de especialistas nem de grandes somas de capital e tenha inovação para se diferenciar do que já existe no mercado. Este empreendedor é aquele que tem um projeto de realização de uma ideia e que tenha dedicação total ao mesmo, demonstrando sua capacidade de execução, que é o que faz a diferença. 

Como deixar o seu produto marcado para os investidores?
 

O que o investidor mais gosta de ouvir é o que você já fez e os resultados que obteve, não apenas o que pretende faz. Isto certamente irá marcar ele e despertar o interesse em conhecer mais. 

O que é considerado um diferencial para despertar a atenção de um investidor anjo? 

Para o investidor anjo, o ponto que ele considera mais importante em uma startup é o time empreendedor, sua qualificação, competências e capacitação sobre empreender. Em seguida, ele avalia o potencial do mercado e a oportunidade que ele apresenta pela forma com que os concorrentes atendem o mesmo e diferentemente do que muitos imaginam, a ideia ou projeto vem em terceiro lugar como diferencial. 

fonte:http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-31--138-20140727