Como se preparar para expandir seu negócio com franquias -

Expandir os negócios por meio do franchising tem a sido a escolha de muitas empresas para crescer de forma acelerada.

 

 

 

Expandir os negócios por meio de franquias tem a sido a escolha de muitas empresas para crescer de forma acelerada, ocupar novos mercados e criar barreiras para a concorrência.
Mas a decisão de expandir por franquias requer um olhar profundo da organização do seu modelo de negócios, sua infraestrutura e seus processos, para garantir um crescimento sustentável e com rentabilidade tanto para o franqueador quanto para o franqueado.
Para começar, o futuro franqueador deve compreender exatamente qual é o seu diferencial competitivo, o que torna o negócio único, bem como compreender a cadeia de valor e fazer uma avaliação de quais são as limitações da empresa.
O empreendedor precisa ter segurança da viabilidade do modelo para o franqueado, o que é gerado por meio de um amplo estudo de viabilidade econômica e financeira do negócio.
Outra questão importante é fazer um diagnóstico dos aspectos estruturais da organização. Mapear os processos, analisar as melhores práticas e garantir que eles sejam padronizados e formalizados em documentos específicos, como os manuais da rede para uso dos franqueados, é essencial.
Planilhas e cálculos financeiros precisam apresentar resultados realistas, pois a partir deles será analisada a viabilidade financeira. Os cálculos das taxas de franquias, dos royalties e dos índices de faturamento estarão baseados nos resultados registrados pelos controles financeiros.
Um ponto primordial para o empresário que está pensando em entrar no mercado de franquias é o dimensionamento da equipe interna que estará à frente da franqueadora. É importante avaliar a competência dos colaboradores para assumir novas funções dentro da estrutura da franqueadora e entender se o tamanho da equipe está adequado, de acordo com o tipo de suporte a ser oferecido à rede.
Preservar a marca e seu know how é outra preocupação a ser pensada pelo futuro franqueador. Por meio do registro da marca e de instrumentos jurídicos, o empresário deve assegurar a proteção a esses pontos que são o principal ativo intangível da companhia.
Contar com a ajuda de uma consultoria especializada que possa auxiliá-lo no processo pode ser uma saída. Em determinadas situações o negócio é promissor para crescer com franquias, mas necessita de ajustes e reestruturação.
O mais importante para quem quer dar esse passo é estar consciente de que ter uma base sólida será fundamental para a sustentabilidade do negócio a longo prazo.
fonte: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/como-se-preparar-para-expandir-seu-negocio-com-franquias

E-Commerce