Até onde vai a responsabilidade da franqueadora e onde começa a do franqueado -

As responsabilidades se confundem e geram cobranças intermináveis entre as partes, por isso é importante ter tudo definido de forma clara e objetiva.

 

 

Cada vez mais as Franqueadoras analisam com maior critério o perfil de investidores candidatos à serem Franqueados de sua rede. Isso também acontece ao inverso (Investidores analisando o perfil das redes com maior critério). Não que exista um perfil melhor ou pior que o outro, simplesmente falamos de perfis com características diferentes e que irão adaptar-se, identificar-se, permitindo que exista maior facilidade da gestão do negócio.
Claro que essa análise é diferente para investidores em série, que tem grande capacidade de gestão de negócios diversificados, e profissionais preparados para isso, neste caso estamos falando de exceções.

Além da busca por esse alinhamento de perfis existe também um movimento forte na busca por investidores que irão atuar no dia a dia do negócio, tendo esse Franqueado uma ou várias Franquias.
A intenção é que as redes tenham uma diminuição de problemas gerados por Franqueados com características desalinhadas com a linguagem da Franqueadora ou falta de foco na gestão. Alguns investidores deixam à cargo da Franqueadora a responsabilidade de gerir seu negócio, fazer gestão da sua equipe e reputam à Franqueadora o atingimento ou não do objetivo do mês, ou seja, começa a existir uma transferência de responsabilidades.
Esse problema é gerado muitas vezes, pela própria Franqueadora que para suprimir a ausência na gestão ou a falta de características do Franqueado em relação ao negócio. Ou ao invés de Consultoria acabam por gerenciar a Franquia no lugar do Franqueado. Imputam metas, acompanham diretamente a equipe analisando seus resultados, corrigindo rotas, muitas vezes entram em contato diretamente com o cliente, não com o intuito de análise por amostragem das dificuldades de atendimento e/ou fechamento de negócio da equipe da Franquia, mas para fechamento direto de negócio, para ajudar na conquista da meta do dia.
Essas atitudes culminam em dois sérios problemas: o primeiro é que o Franqueado acostuma-se com a situação e cada vez mais se distancia do seu negócio, seguro de que a Franqueadora fará o seu papel e segundo que a Franqueadora acaba não conseguindo atuar com todas as Franquias da mesma forma, nem tão pouco consegue acompanhar de perto todos os dias da equipe é financeiramente inviável manter uma equipe com esse perfil de suporte, seriam necessários muitos executivos de negócios para atender diariamente a todas as equipes com maestria. O resultado para ambas as partes é desastroso: dependência, falta de crescimento do Franqueado e da sua equipe, gargalos de atendimento da Franqueadora, enfim é uma tentativa desesperada de ajuda que na verdade torna-se prejudicial.
Para concluir reforçamos que, para que, realmente haja crescimento dos resultados da Franquia, capacitação e fortalecimento da equipe e capacidade de atendimento da Franqueadora à toda a rede, cada um precisa ser responsável por suas atividades. A Franqueadora tem a responsabilidade de transferir informações de como o Franqueado poderá acompanhar sua equipe, motivar, gerar resultados por meio de esforço e das campanhas e ações utilizadas, por meio de treinamentos. Ensinar, ensinar e ensinar deve ser o lema da Franqueadora, que por sua vez não tem definitivamente a responsabilidade de fazer pelo Franqueado, ligar para a equipe todos os dias, cobrar metas, analisar o resultado dos períodos, motivar, aconselhar, enfim, gerir a equipe, é responsabilidade do Franqueado.
fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/ate-onde-vai-a-responsabilidade-da-franqueadora-e-onde-comeca-a-do-franqueado/79206/

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