O outro lado do empreendedorismo -

Mitos e consensos que nem sempre funcionam quando o assunto é empreender.

 

 

Muitas coisas são ditas sobre as tendências do empreendedorismo. Várias outras, porém, não são comumente mencionadas, apesar de muitas vezes serem essenciais para se definir os novos rumos do segmento. Algumas delas foram tratadas durante a palestra de Marcelo Nakagawa, no Seminário de Empreendedorismo Inovador, que aconteceu em São Paulo.
Nakagawa é especialista em empreendedorismo, e, a partir de sua experiência, detectou alguns aspectos que raramente são ouvidos por quem quer se arriscar no ramo do empreendedorismo. A chance de desenvolver um projeto e a possibilidade de ter o seu próprio negócio são elementos incentivadores para aqueles que querem começar uma empresa. O empreendedorismo, porém, não é feito só de boas perspectivas.

Empreender, empreender, empreender

Rumamos para uma crise do empreendedorismo. O excesso de informações e debates gera, hoje, um fetiche em relação ao tema: além de sua presença massiva em jornais, debates e livros, o assunto está sendo adicionado a currículos de educação básica e introduzido logo cedo na vida dos estudantes. Tanto destaque faz com que, em um futuro próximo, o tema corra o risco de ficar saturado.

A farsa do DNA empreendedor

Você tem ou não um perfil empreendedor? Responder a essa pergunta ainda é algo impossível, uma vez que a definição do termo não é totalmente consolidada. Se não somos capazes de dizer com exatidão o que é o empreendedorismo, também não conseguimos identificar aqueles que já nascem com ele.

O sucesso é público; o fracasso é solitário

A imensa maioria das pessoas que se arriscarem em seu próprio negócio provavelmente vai falir, e muito pouco é falado sobre isso. A pequena parcela que alcançou o sucesso é a que vai se expor. Além disso, o cenário atual de insegurança no nosso país faz com que muitos empreendedores tenham medo de desenvolver seu negócio e se transformar em alvo da violência.

Coincidências existem

Muitas das histórias mais contadas sobre empreendedores que deram certo são cheias de coincidências. Alguns resultados expressivos vieram de fatos que aconteceram por acaso, e isso não se ensina ou aprende. O caminho certo pode surgir de um imprevisto ou de um fracasso.

Boas intenções e seus obstáculos

Até onde um negócio do bem consegue crescer? Muitas empresas que começaram com ótimas intenções foram vendidas para grandes corporações. O impacto social que empreendedores costumam almejar nem sempre gera o resultado esperado, indo parar nas mãos de empresas com objetivos bem diferentes.

Previsões furadas

Tendências e perspectivas são feitas para serem contrariadas. Olhar para o passado e pensar que algo já está saturado ou concluído é repetir os mesmos erros de sempre. Desconsidere previsões. A única certeza é que ainda há muito o que ser criado e discutido sobre empreendedorismo.
fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/empreendedorismo/o-outro-lado-do-empreendedorismo/95902/

E-Commerce