O poder das ideias aliado aos negócios

Curiosidade, determinação e paixão. Esta é a receita da jovem Bel Pesce, fundadora da FazINOVA, para quem deseja combinar empreendedorismo e inovação.


Michele Aisenberg / DCI
Bel Pesce: combinação ideal envolve empreendeorismo e inovação
Bel Pesce: combinação ideal envolve empreendedorismo e inovação

SÃO PAULO -  Curiosidade, determinação e paixão. Esta é a receita da jovem Bel Pesce, fundadora da FazINOVA, para quem deseja combinar empreendedorismo e inovação. Após se formar em Engenharia Elétrica, Ciências da Computação, Administração, Economia e Matemática pelo Massachussets Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos,  e trabalhar em gigantes como Microsoft, Google e Deutsche Bank, ela voltou ao Brasil para cumprir uma missão: inovar por meio de suas atitudes. "Meu sonho é tocar positivamente um bilhão de pessoas durante a minha vida", disse, durante palestra na conferência da Anpei.
Um dos caminhos encontrados por Bel para conquistar o objetivo é usar seu espírito empreendedor e inovador no segmento de educação. "Quero democratizar conteúdo e disseminar conhecimento pelo país", explica. Com essa visão, ela criou a FazInova para oferecer conteúdo on-line gratuito e cursos presenciais. Além disso, a empresa realiza eventos, palestras e organiza viagens capazes de guiar as pessoas na descoberta de seus talentos. "As ações também permitem que os empreendedores criem laços e trabalhem juntos para melhorar o país", acrescenta.
Enquanto o idealismo da jovem Bel inspira novos negócios, os projetos de inovação trazem resultados concretos para os empreendedores que assumiram o desafio de transformar seus negócios. A receita de sucesso inclui lançamento de produtos, conexão com clientes e, é claro, aumento no faturamento. Joyce Uliana Rosa da Silva, dirigente da Socio Tec, especializada em tecnologia para a indústria têxtil, orgulha-se do fato de seu negócio ser o único no Brasil a oferecer tecnologia inovadora para máquinas de costura. "Os projetos garantiram crescimento de 85% no último ano", destaca.
Para ela, a participação intensiva de todos os funcionários é fundamental para criar um banco de ideias. Na Socio Tec, todos têm conhecimento sobre os negócios e podem colaborar no processo de inovação. "Mesmo que a ideia não se aplique naquele momento, ela deve ser anotada. No futuro pode ser útil", aconselha.
Treinar os funcionários para que todos saibam exatamente o que a empresa faz foi estratégia seguida também por Giulliano Formagio, da Protect Confecções. "Trabalhamos com equipamentos de proteção individual (EPI) para o agronegócio e, partiu dos nossos colaboradores, a ideia de darmos treinamento para explicar o que fazemos e o mercado no qual atuamos", comenta Formagio.
Ele explica que os projetos de inovação estão ligados aos planos de crescimento da empresa. "Do total da força de trabalho agrícola - estimada em 4,5 milhões de pessoas - apenas um terço utiliza equipamentos para se protegerem em processos como a aplicação de defensivos agrícolas", afirma o executivo. Diante do potencial, a Protect investe em novos materiais (como tecidos com nanotecnologia) e maquinário. Entre as aquisições, Formagio destaca uma máquina de corte que ampliou em 10% o aproveitamento dos tecidos. "Parece pouco, mas é um ganho incrível na margem de lucro", diz.
Na Feitiços Aromáticos, especializada em cosméticos, a diversificação é que comanda os projetos de inovação. A sócia Raquel Viana da Silva apostou no atendimento a nichos de mercado para estabelecer a marca. Criou linhas para relaxamento, banho e casa, produtos sensuais e místicos. "A especialização é importante para manter a qualidade, conquistar clientes e destaque no segmento." Entre as estratégias para inovar, ela diz ouvir seus consumidores durante a criação e testes das novidades. "O retorno nas vendas é o melhor indicador de sucesso da inovação", comenta Raquel. Para ampliar o portfólio, ela criou a marca Aromas do Brasil para vender em lojas de presentes. "Foi a forma que encontramos para aproveitar o marketing da Copa do Mundo."
FONTE: http://www.dci.com.br/especial/o-poder-das-ideias-aliado-aos-negocios-id394075.html