Sucesso de franquia começa na seleção da marca e no caixa do empreendedor

[ i ]Sucesso de franquia começa na seleção da marca e no caixa do empreendedor.
Manaus - O mercado de franquias é uma boa opção para quem quer investir em um negócio próprio. Mas falhas no início do processo, como a falta de preparação financeira e a escolha da marca por impulso, podem diminuir a vida útil do negócio. 
De acordo com a consultora da empresa Expansão de Franquias, Nara Silvério, um dos erros mais comuns é acreditar que o sucesso da empreitada depende exclusivamente do franqueador. 
“É preciso analisar todo o histórico da empresa franqueadora. Às vezes, ouvimos reclamações de pessoas que se dizem enganadas, que o negócio não deu certo. Mas ele fez essa pesquisa antes de fazer a franquia? Não. Muitos pulam esta etapa”. 
A consultora recomenda que o interessado em abrir uma franquia deve solicitar uma Circular de Oferta de Franquia (COF), um documento obrigatório, onde constam todas as informações quanto aos balanços e a saúde financeira da companhia. “A franqueadora é obrigada por lei a fornecer isso e analisar este documento é muito importante para verificar a idoneidade da empresa”, afirma Nara. 
A especialista recomenda, ainda, a ajuda de um contador ou advogado para fazer esta leitura. 
Buscar referências sobre a marca na internet e até mesmo em sites de reclamação podem fornecer boas pistas sobre o negócio.
Preparação
O franqueado da marca Right at Home, que fornece serviços de cuidado de idosos, Nilton Yamamoto, conta que um dos principais fatores determinantes para o sucesso de seu negócio foi planejar sua escolha. “Os franqueados precisam, antes de fechar os contratos, se atentar para os gastos e se programar para que não tenham surpresas no final do mês”, afirma. 
Uma das dicas do empresário é elaborar um plano de negócios (é possível baixar um modelo no site www.sebrae.com.br) antes de assinar o contrato da franquia, “com o maior detalhamento possível das despesas de abertura da empresa e pré-operacionais”, recomenda.
Fazer um cronograma de pagamentos e negociar os valores dos aluguéis e serviços terceirizados também podem ajudar a diminuir os custos e melhorar os ganhos logo nos primeiros meses.
Escolha do ponto
Segundo Nara Silvério, algumas franquias oferecem suporte na escolha do ponto, o que é bom, pois as empresas possuem pesquisas e experiência que podem ajudar nesta busca. Mas, de modo geral, é preciso observar alguns itens, como a sinergia com o ambiente, a quantidade de clientes que precisam circular pelo local e as características do segmento em que se pretende investir.
“Se for uma escola, por exemplo, pode ser num local um pouco mais afastado. Mas uma loja, precisa estar em um lugar movimentado. No caso de shoppings, o ideal é escolher os mais antigos, pois o tempo de maturação de centros novos costuma ser longo”, observa. 
O empresário Yamamoto reforça que, também neste estágio, é preciso se preparar e colocar todos os custos na ponta do lápis. “Some os valores do aluguel, condomínio, dos impostos, da água e luz, do sistema de telefonia, mais os custos de limpeza e de serviços agregados. A meta será pagar as despesas do escritório com o equivalente a até dois dias médios de faturamento mensal”, explica.
Para Nara Silvério, o Amazonas é um mercado potencial para o crescimento das franquias e isso vem facilitando a abertura de novas franquias na região. “Manaus tem tanto potencial de ter todas as marcas como outra grande capital”.
FONTE: http://www.d24am.com/noticias/economia/sucesso-de-franquia-comeca-na-selecao-da-marca-e-no-caixa-do-empreendedor/107281
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