Pequenos negócios amparados por redes de franquias promovem bons rendimentos no atual cenário econômico


Empreendedores buscam alternativas seguras para investimento e abertura do próprio negócio com foco na regionalização



O empreendedorismo está no DNA do brasileiro, todos já sabem disso. E com a atual dificuldade econômica muitos estão buscando abrir um pequeno negócio como alternativa para driblar a crise. Por conta disto, cada vez mais redes de microfranquias conquistam novas unidades. “Por possuir um modelo de negócio já testado anteriormente, o investidor se sente seguro com o negócio”, explica Marcelo Salomão, diretor executivo da Gigatron Franchising, rede de serviços e tecnologia voltada para micro e pequenos empreendedores.

Segundo o site Empresômetro, atualmente existem 14.752.570 Micro e Pequenas empresas atuando no Brasil até o momento. A maioria desses negócios tem procurado se instalar em bairros que são verdadeiras cidades, promovendo assim um contato mais próximo com o cliente. “Quando uma loja é instalada em um bairro no qual o comerciante resida é normal que ele conheça seus clientes pelo nome e saiba um pouco mais sobre ele, isso gera uma maior confiança entre eles. É primordial que o cliente não seja tratado como um número”, contou Eric Vaz de Lima, diretor executivo da Vazoli Franchising, rede de créditos e financiamentos. Outra franqueadora que acredita no potencial do negócio de bairro é a AcquaZero, rede de lavagem ecológica automotiva. “O dinheiro gira dentro do próprio bairro, gerando empregos e renda”, explicou o diretor executivo da marca Marcos Mendes.

A vantagem de uma franquia para um microempreendedor são inúmeras, entre elas está a economia. Existem franquias, que pensando em diminuir gastos para seus franqueados, abriram modalidades diferenciadas como o home office, uma delas é a San Martin Franchising, franquia de seguros que possui 80% de seus franqueados na modalidade. Outras marcas criam mais de uma modalidade para que o cliente se adeque a que melhor condiz com seu dia a dia. “Na Encontre sua Viagem nós temos três modalidades, não adianta o franqueado ter uma loja se precisa de tempo para ficar em casa e vice-versa. Respeitamos as limitações e os anseios de cada franqueado”, disse Henrique Mol, diretor executivo da Encontre Sua Viagem, franquia de turismo.

Outro fator que atrai muito aspirantes a empresários é o suporte que as redes oferecem aos seus franqueados. A TRC Sustentável é uma rede de franquias especializada em gestão da água. A marca conduz um empreendimento único no mercado; ela vende a solução para quem quer economizar, ou seja, seus serviços que consistem em aplicar dispositivos e válvulas especiais que regulam a pressão da água, garantem uma redução econômica de até 60%.

E para conduzir o negócio inovador, o franqueado conta com o apoio de marketing, jurídico, e principalmente com o constante treinamento. “Por meio dele a franqueadora transmite os valores, a cultura da empresa e apresenta de forma detalhada os procedimentos que vão desde conceitos de implantação, operação e simulação de vendas e serviços. Uma vez ao mês realizamos em nossa sede um treinamento assim, tanto para novos e velhos franqueados”, falou o diretor.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) nos últimos seis meses registrou um avanço de 13,1% sobre o mesmo período do ano passado. Prova disso é a Acqio Franchising, franquia de pagamentos eletrônicos que começou a atuar no segmento em agosto e já possui 150 unidades franqueadas. Outras redes aproveitam para apostar em expansão de acordo com a necessidade momentânea do mercado, exemplo disso é a TRC Sustentável. “Hoje a crise hídrica é uma aliada, oferecemos uma forma de economia de água e de dinheiro para nossos clientes. Todos saem ganhando”, salientou Anderson Silva, diretor executivo da rede. Com o intuito de promover a relevância de comprar dos pequenos negócios o Sebrae criou uma campanha intitulada “Compre do Pequeno Negócio”, com o objetivo de impulsionar a compra de produtos e serviços de empresas locais. Cada loja de uma franquia é um pequeno negócio, dentro de uma grande rede.



Fonte: http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=61536:pequenos-negocios-amparados-por-redes-de-franquias-promovem-bons-rendimentos-no-atual-cenario-economico&catid=122&Itemid=561

Publicado originalmente por: FATOS&IDEIAS COMUNICAÇÃO