De todas as mulheres do Brasil, 8% são donas do próprio negócio

Levantamento da Serasa Experian identificou 5,7 milhões de empreendedoras no país. 




A idade média delas é 44 anos Quando organizou seu próprio casamento, Tatiana Goldstein se viu imersa em um trabalho de jornada completa. “Na época, senti necessidade de contar com um site que oferecesse ferramentas para ajudar os noivos com a organização do casamento”, conta a empreendedora, fundadora do Casar Casar, plataforma que reúne em um único espaço diversos serviços usados pelos noivos na preparação do casamento. 

Diante da experiência pessoal, ela decidiu criar a startup em 2012. “O CasarCasar é o portal que eu gostaria que existisse quando me casei”, diz. Assim, ela investiu R$ 3 milhões no negócio, que registrou 1.606 noivos em janeiro e emprega dez pessoas atualmente. Antes de abrir a própria empresa, Tatiana teve uma carreira em grandes corporações. Quando decidiu empreender, ela trabalhava na área de marketing da Turner Broadcasting Systems para os canais CNN en Español e CNN International para toda a América Latina. “Admito que deixar a comodidade de um bom trabalho em uma empresa multinacional não foi nada fácil”, relembra. “Foi uma grande aposta e uma decisão que levou bastante tempo a ser tomada.” Com sua decisão de empreender, Tatiana engrossa uma estatística crescente, a de mulheres empreendedoras, mas que ainda é tímida no universo das startups. 

Um levantamento recente da Serasa Experian mostra que o Brasil tem hoje 5,7 milhões de mulheres donas do próprio negócio. Isso significa que 8% de toda a população feminina brasileira é empreendedora. Entre todos os donos de empresas no país, 43% são do sexo feminino e a idade média dessas mulheres é 44 anos. Apesar de assumir os riscos de empreender, Tatiana não se arrepende da mudança profissional. 

Cada vez que enfrenta um problema, ela diz pensar na ausência de desafios e na monotonia de seu último emprego. “Além de não ter chefes, começar um projeto do zero abre muito espaço para a criação e oferece uma oportunidade única para se realizar profissional e pessoalmente”, diz ela, que reforça a importância de ter passado por grandes empresas antes de tocar o próprio negócio. “Sem dúvida, toda minha experiência profissional anterior foi fundamental e me deu as ferramentas necessárias para embarcar nesse projeto.”


FONTE: http://revistapegn.globo.com/Mulheres-empreendedoras/noticia/2015/03/de-todas-mulheres-do-brasil-8-sao-donas-do-proprio-negocio.html



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